quarta-feira, 3 de julho de 2013

O ex-assaltante Pedro Rocha

Por: José Mendes Pereira
José Mendes Pereira

Ninguém sabe explicar porque algumas pessoas mudam seus comportamentos de repente. Somente Deus sabe e tem esta explicação.

Fui vizinho do ex-assaltante Pedro Rocha. Apesar de ter sido um homem fora-da-lei era uma pessoa excelente. Digo era porque atualmente Pedro Rocha se encontra sem condições de falar, de agir, de guiar a sua própria vida. 

Pedro Rocha era ex-comparsa do então já falecido Valdetário Carneiro, e o conheci ainda adolescente, quando nós morávamos na mesma quadra, no bairro Santo Antonio. Ele na Rua 6 de janeiro e eu na Rua Tavares de Lira.

 
Valdetário Carneiro - homem de coragem

Pedro Rocha era um jovem recheado de generosidade, pessoa que gostava muito de prestar favores a todos aqueles que residiam naquele bairro. 

No final dos anos 70 ele trabalhava em uma Cantina de propriedade de um cunhado meu, e lá, na Cantina, Pedro Rocha jamais decepcionou o proprietário. 

Fazia todas as entregas da Cantina, grades de cerveja, botijão de gás, feiras... recebia dinheiro, ia ao banco fazer depósitos, pagamentos aos fornecedores; fazia cobranças aos devedores, e jamais ele faltou com a sua responsabilidade, apesar de já ser um dos menores visado pela polícia.

Geralmente à tardinha, na calçada da Cantina, ele, o Macaquinho, como era chamado, e eu, jogávamos porrinha, isto é jogo feito com palitos de fósforos. 

Pedro Rocha só se tornou profissional em assaltos depois que deixou a Cantina, e a partir  daí,  iniciou sua carreira de assaltante, juntando-se a outros delinquentes mais experientes.  

Segundo o meu cunhado falou-me que Pedro Rocha atualmente está bastante doente, de fala meio tropa, como se diz. E mesmo que quisesse voltar a antiga vida, não tem condições, pois está muito debilitado.

Pedro Rocha está arrependido da boa vida que a jogou fora; hoje está livre das grades, mas preso pela consciência;  pobre, sem dinheiro, sem saúde e decepcionado consigo mesmo, e
 não pode sair de Mossoró para lugar nenhum, segundo ordens judicial.

Se você quiser ler a entrevista que Pedro Rocha cedeu ao repórter do jornal O mossoroense clique neste link:

http://www2.uol.com.br/omossoroense/140805/policia.htm


Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leito.

Nenhum comentário: