terça-feira, 5 de maio de 2015

NATÁLIA BEZERRA ERA UMA PESSOA QUE ESTAVA NO CORAÇÃO DE TODOS QUE FAZIAM PARTE DO SEU CÍRCULO DE AMIZADE.

Por José Mendes Pereira
Tertuliano Aires (67), Natália Bezerra – 1965 - www.azougue.org

Quando eu morava na Casa de Menores Mário Negócio em Mossoró, à Rua Almirante Barroso, no bairro Pereiros, fui vizinho da competente professora Natália Bezerra, e do Tertuliano Aires (seu Terto é este que aparece na foto com Natália Bezerra); que era proprietário do prédio que acomodava a instituição de menores, sendo que o orfanato ficava entre a casa da Natália Bezerra e a casa do Tertuliano Aires, apenas divididas por muros de concreto.  

Mundinha Almeida, Natália Bezerra, Zildete Aires, Silvana Rodrigues, Alexandra Delfino, Socorro Falcão e Auxiliadora Costa. Colégio Diocesano Santa Luzia - 1970 - www.azougue.org

Natália Bezerra desde muito jovem já era paparicada pelas suas amizades; moça educada, amiga de todos, e gostava de ajudá-los de qualquer forma, e eu fui beneficiado pela Natália Bezerra, que em 1983, colocou-me na Escola Municipal Manoel de Barros, na cidade de Baraúna-RN, para ocupar uma vaga de professor. Mas não demorei muito, devido as dificuldades que me visitavam, por ter que todos os dias viajar para Baraúna, cidade separada de Mossoró por 40 quilômetros. 

Natália Bezerra completaria 70 anos no dia 2 de outubro de 2014

Conheci muito os pais da professora Natália Bezerra. O seu pai era carinhosamente chamado de seu Manduca, mas não me recordo o nome da sua mãe, devido o pouco contato que eu tinha com ela. Eu só a via mais sentada na área de sua casa, e  meu contato era mais com seu Manduca, por ele sair mais à rua, mas mesmo assim ele não era um homem que gostasse de conversar muito, mas vez por outra ele resolvia dar um dedinho de conversa com os vizinhos. 

Natália Bezerra não era casada, isto é até onde eu sei deixou apenas duas irmãs, sendo elas: a professora Vera Bezerra e Maria José Bezerra, ambas casadas.


Natália Bezerra

Natália Bezerra partiu no dia 02 de Setembro de 2014, mas deixou entre os seus amigos, a marca do sorriso constante e da disposição incansável de encarar desafios em favor do progresso de Mossoró.

Natália Bezerra tinha facilidade de construir amigos e amigas, e todos aqueles que  a rodeavam, sentiam felizes, orgulhosos e protegidos pelo o seu sorriso franco e carinhoso.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

UMA PRAÇA CHEIA DE RECORDAÇÕES PARA MUITOS QUE ESTUDARAM NA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO UNIÃO CAIXEIRAL

Por José Mendes Pereira
Foto de Florina Escóssia

Quem estudou na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral" de Mossoró desde as primeiras décadas do século XX, estendendo-se até a década de 90, do mesmo século, com certeza guarda muitas e belas recordações desta Praça da Redenção, localizada no centro da cidade, e durante o dia, ela acolhia os alunos desta escola, os quais estudavam "ginásio", e ao anoitecer, a praça da Redenção ficava completamente lotada de  futuros contabilistas de Mossoró.

blogdetelescope.blogspot.com

Eu frequentei esta "Praça" porque no ano de 1968 eu era aluno desta escola, no curso ginasial, que a "União Caixeiral" mantinha em seu prédio, e posteriormente, em 1976, eu retornei a esta  "Praça e escola", e desta vez, eu era acadêmico do curso de letras da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN. A minha sala do curso de letras ficou neste estabelecimento, devido ao enorme número de alunos que foi aprovado no vestibular, e a universidade resolveu matricular todos aprovados, talvez para não escolher alunos por cara, tomando emprestado uma sala na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral". Mas, posteriormente nós fomos transferidos para o Campus da FURRN em Mossoró.

 Antônio da Graça Machado - 1974 - www.azougue.org

Nesta escola fui aluno dos seguintes mestres: Um professor que lecionava matemática e que passou por lá durante o período em que eu estudava na "União Caixeiral - ginásio", foi o saudoso Antonio da Graça Machado, que infelizmente não teve a sorte de continuar a sua vida como educador, e que foi assassinado muito jovem ainda, por um delinquente, e segundo a sua nora Ariane Machado me informou que o seu falecimento aconteceu  no dia 04 de julho de 1982, em Tremembé, no Estado do Ceará.

Dr. Genivan Josué Batista

Também foi meu professor na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral" o doutor Genivan Josué Batista, médico odontológico, e atualmente é um dos maiores e mais sucedidos empresários de Mossoró. Não me recordo qual disciplina ele lecionava neste estabelecimento de ensino, mas me parece que era ciências.

Dr. José Araújo, ex-diretor da "União Caixeiral, Aluízio Alves, ex-governador do Rio Grande do Norte, Maysa Almeida Costa, Elza Senna, Irmã Socorro, Sueli Freire e a professora Sergina Leão. 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba235.html

Além destes, tive a honra de ser aluno de uma das professoras mais rígidas de Mossoró, a professora Sergina Leão, que não dava se quer, a menor chance ao aluno para usar as suas espertezas, no que se refere à colas. Dona Sergina era rigorosa, e quando ela começava falar sobre o "Oiapoque e o Arroio Chuí", ela não queria mais parar este assunto. Exímia conhecedora disto, e quando a pessoa domina um determinado assunto, o bom mesmo é retalhá-lo vez por outra.

Não tenho o dia, mês e ano que a Praça da Redenção foi fundada, apenas informação adquirida em um dos artigos do jornalista Geraldo Maia do Nascimento, sobre a Estátua da Liberdade. Diz o jornalista: "- A Estátua da Liberdade fica na Praça da Redenção, em frente ao prédio da União Caixeiral. Foi inaugurada no dia 30 de setembro de 1904, por iniciativa do dr. Sebastião Fernandes de Oliveira, na época promotor de Justiça de Mossoró, sendo o mesmo o orador oficial da solenidade, proferindo vibrante discurso na ocasião". 


http://www2.uol.com.br/omossoroense/0905/geraldo.htm

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com