segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pedro Nél Pereira - Uma longa vida de trabalho e honestidade - dois anos de saudades!

Por: José Mendes Pereira

Pedro Nél Pereira nasceu no dia 17 de Abril de 1922, na Fazenda Duarte, município de Mossoró. Se sair de Mossoró em um automóvel gastará no máximo 10 minutos. Era filho de Manoel Francisco Pereira (Seu Néo) e de 

Foto: HERCULANA MARIA DA CONCEIÇÃO
Por: José Mendes Pereira

Era a minha avó, pai do meu pai Pedro Nél Pereira.

Dela nasceram 13 filhos, sendo eles: Maneol Néo Pereira (neném), Francisca Néo Pereira (Tita), Maria Néo Pereira (Nair), Maria dos Reis (Tia dos Reis), José Néo Pereira (Presidente ou Dé), Manoel Francisco Pereira (Chico Néo ou Tio Chico Néo), Antonio Néo Pereira (Tôe), Pedro Nél Pereira (Pepedo), Sebastião Néo Pereira (Gaião), Fausta Néo Pereira (Madrinha Fausta), Maria Nízia Néo Pereira (Tia Nízia), Raimundo Néo Pereira (Dodoca) e Sebastião Galdino Pereira (Bastim) como nós o chamava.

Netos foram mais de 100, bastante bisnetos e trinetos.
Herculana Maria da Conceição

Herculana Maria da Conceição, Madrinha Herculana, como chamava a vizinhança, e netos e bisnetos a chamavam de Mãenanana, Nanana ou ainda Mamãenana.

Foto: Jaconias Mendes Pereira, José Mendes Pereira , Luzia Mendes Pereira e Antonia Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Da esquerda para direita: Jaconias, José Mendes, Luzia e Antonia Mendes

Era casado com Antonia Mendes Pereira, nascida na propriedade de  Chico Duarte, no dia 22 de Janeiro de 1925, e foi educada por dona Chiquinha Duarte, e era filha de Manoel Mendes da Câmara e de Apolinária Maria da Conceição. O casal era primo de segundo grau.

Pedro Nél Pereira - Traje militar

Pedro Nél Pereira também nasceu e se criou na mesma propriedade, de Francisco Duarte (Chico Duarte), tendo sido educado por dona Chiquinha Duarte, esposa do fazendeiro. Após o seu casamento continuou sendo morador do fazendeiro, só saindo de lá quando conseguiu comprar uma pequena propriedade, nos dias de hoje, pertence aos herdeiros. 

 
Chico Duarte e dona Chiquinha Duarte - Proprietários da Fazenda Barrinha

São poucos mossoroenses que não conheceram Pedro Nél Pereira; costumeiramente ele organizava no mês de Outubro a festa de São Francisco, e após o leilão, o fole gemia nas noites enluaradas do Sítio São Francisco, de sua propriedade.

 
Pedro Nél Pereira - Em traje militar

Nos anos 40 prestava serviços ao exército brasileiro, em Natal, quando foi convocado para participar da guerra da Alemanha, juntamente com tantos outros mossoroenses. Mas para sorte de todos, quando estavam no navio para partirem, receberam a notícia que a guerra havia acabado. 

 
Pedro Nél Pereira

Pedro Nél Pereira foi agricultor, membro efetivo de dois Conselhos Comunitários de Mossoró, membro efetivo do Sindicado dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró durante 40 anos. 

Pedro Nél Pereira é o segundo da fila.

Foi fundador da Capela de São Francisco de Assis, no Sítio São Francisco e suplente vereador de Mossoró. Pedro Nél Pereira recebera por merecimento patente 2º. tenente do exército.


Era pai de 16 filhos: Nilton Mendes Pereira, Francisco Mendes Pereira (já falecido), Eneci Mendes Pereira, Antonio Mendes Pereira, Maria das Graças Pereira, José Mendes Pereira, Luzia Mendes Pereira, Anzelita Mendes Pereira, Antonio Mendes Sobrinho, Raimundo Mendes Pereira (falecido), Elizabete Mendes Pereira (falecida), Maria do Carmo Mendes Pereira (falecida), Laete Mendes Pereira, Eliete Mendes Pereira, falecida, Antonia Vera Lúcia Mendes Pereira e Lúcia do Carmo Mendes Pereira.

Fotos com amigos e parentes

Pedro Nél Pereira não deixou nenhuma intriga durante  o período em que viveu. Foi compadre de  trinta e um casais, incluindo os padrinhos dos seus filhos. 

Durante a sua vida soube considerar todos os seres humanos. Jamais fez intrigas, apenas lutava para manter amizades sinceras sem menosprezar ninguém.


Antonia Mendes Pereira faleceu no dia 28 de março de 2010, aos 86 anos de idade. E no dia 10 de Maio do mesmo ano, aos 89 anos e 23 dias,  Pedro Nél Pereira faleceu em Mossoró. Ele era pai do administrador deste blog.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor.

Um casarão que faz gosto conhecê-lo

Por: José Mendes Pereira
Foto: JOSÉ MENDES PEREIRA

http://blogdomendesemendes.blogspot.co
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Em 1968 eu ainda era um dos internos da Casa de Menores Mário Negócio, uma Instituição criada pelo então político Aluízio Alves, para apoiar menores  que por uma  razão qualquer não tinham condições de estudar.

Aluízio Alves

A Casa de Menores Mário Negócio não tinha prédio, e nós, alunos, professores e funcionários vivíamos de mudanças, onde residimos em vários lugares, sendo eles: Em frente à Estação de Trem, um prédio de um senhor chamado Chico de Clara. Na Avenida Alberto Maranhão, prédio que pertencia a família Souto. Na Rua José de Alencar, prédio de Antonio Nunes. Na Almirante Barroso, prédio de propriedade de Tertuliano Aires...


Senador Duarte Filho

Em 1968 Francisco Duarte Filho, ou Dr. Duarte Filho ou ainda Senador Duarte Filho foi eleito a Senador da República, tendo sido apoiado pelo ex-governador Aluízio Alves, e residia no Palácio que hoje leva o nome de 

Palácio da Resistência de Mossoró - pt.m.wikipedia.org

Palácio da Resistência de Mossoró, sendo este um dos mais belos prédios construídos em épocas muito distantes. O casarão tem vários quartos, sala de estar, sala de visitas, área de serviços, uma enorme cozinha,  banheiros e outras dependências, todas com enormes espaços.

Vista aérea - www.panoramio.com

São poucos mossoroenses que tiveram o privilégio de conhecer as instalações deste palácio, mas eu não só o conheço por dentro, como fui um dos que dormiu por alguns meses neste prédio.

A minha presença neste prédio foi através de Ana Salem de Miranda (dona Caboquinha, Caboclinha, a viúva do ex-vice prefeito de Mossoró e radialista José Genildo de Miranda), diretora da Casa de Menores, na época, irmã de Maria Salem Duarte, esposa do senador Duarte Filho, que ao assumir o seu cargo de senador em Brasília, sua esposa ficara só. Como os seus filhos já eram casados, dona Caboquinha me ordenou que todas as noites eu tinha que ir dormir no palácio para fazer companhia à esposa do senador. 

Durante o período em que eu estive lá, fazendo-lhe companhia, dona Maria Salem Duarte foi uma grande mãe para mim. E do senador Duarte Filho recebi das suas próprias mãos uma bolsa de estudo (CONAB), para cursar o ginásio na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral. Mas só fiquei lá por um ano, devido horários que não davam certo para mim, transferindo-me para o Ginásio Municipal de Mossoró.

O casarão é uma das invejadas obras que a nossa cidade possui,  construído no século XX. 

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor.