quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

CAIXA DA FELICIDADE E DA PAZ DEDICADA A TODOS OS NOSSOS LEITORES E COLABORADORES.


Nesta caixa, dentro dela, não existe nada material, mas existe tudo de bom que os nossos leitores e colaboradores precisam para o ano de 2015, e consequentemente os anos seguintes: Paz, amor, fé, saúde, felicidade, harmonia entre família, e sobre tudo, compreensão entre amigos e parentes.

São os sinceros fotos da família dos blogs: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

domingo, 28 de dezembro de 2014

EXTRA PUBLICAÇÃO - JESUS CRISTO


Jesus Cristo foi o grande profeta, a imagem central do Cristianismo. As principais fontes de informação sobre a vida de Jesus são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento. Escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos seguidores dos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas.

O Evangelho de Lucas conta que aos 12 anos, Jesus viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus não estava com eles. Procuraram durante 3 dias e o encontraram no Templo, onde discutia religião com os sacerdotes. "E todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência". Essa é a única referência à juventude de Jesus.

Jesus só volta a aparecer no Evangelho, já adulto, por volta dos 30 anos, quando foi batizado no rio Jordão por João Batista, quando reuniu seus apóstolos, nas pregação entre as massas de Jerusalém e da Galileia, além do julgamento, morte e ressurreição em Jerusalém.

Jesus, filho do carpinteiro José e de Maria, nasceu nos arredores da Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antibas (que acabou em 4 a.C.), quando Roma dominava a Palestina. A diferença entre o nascimento "real" de Jesus e o ano zero do calendário cristão se deve a um erro de cálculo, quando a Igreja resolveu reformular o calendário, no século VI. No Evangelho de Lucas, o anjo Gabriel apareceu na casa de Maria, em Nazaré, e anunciou que ela daria a luz a um futuro rei, e que o "Filho de Deus" se chamaria Jesus. Maria era prometida a José, e o anjo anunciou que o filho seria concebido pelo Espírito Santo.

Segundo o evangelho de Lucas, Jesus nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrar no primeiro censo do império, dessa forma todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Como a família de José era de Belém, ele voltou para sua cidade, levando Maria já grávida. Jesus nasceu em Belém pouco tempo depois, numa manjedoura. No relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz a um menino concebido pelo Espírito Santo. Quando Jesus nasceu, os reis magos, seguiram uma estrela que os conduziu à Belém.

Jesus é levado pela família para o Egito, em seguida vai morar em Nazaré, na Galileia, onde é criado. Essa fuga para o Egito, segundo relata Mateus, foi para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, que ao saber do nascimento do "Filho de Deus", manda matar todos os bebês de até 2 anos, nascidos em Belém.

A data do nascimento de Jesus é uma incógnita, 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Quase todos os povos comemoravam esse acontecimento, desde o início da civilização. O dia em que Jesus nasceu não consta na Bíblia, foi uma escolha da igreja 5 séculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano, a semana entre o Natal e o Ano Novo.

Jesus passa sua infância e sua juventude em Nazaré na Galileia. O Evangelho de Lucas conta que aos 12 anos ele viajou com os pais de Nazaré para Jerusalém, para celebrar o Pessach, a Páscoa Judaica. Quando estavam no caminho de volta para Nazaré, José e Maria perceberam que Jesus não estava com eles. Procuraram durante 3 dias e decidiram voltar ao Templo de Jerusalém, local sagrado para os judeus, onde encontraram Jesus discutindo com os sacerdotes. Segundo Lucas "Todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência".

Jesus aos 13 anos celebrou o barmitzvah, ritual que marca a maioridade religiosa do judeu. No Evangelho de Marcos, o mais antigo, Jesus é chamado de Tekton, que no grego do século I se referia a um pedreiro, não carpinteiro como seu pai. Marcos e Mateus informam que Jesus tinha 4 irmãos: Thiago José, Simão e Judas, além de 2 irmãs, não nomeadas.

Segundo a historiadora Paula Fredriksen, da Universidade de Boston, os 4 irmãos de Jesus tinham o nome de fundadores da nação de Israel. Seu próprio nome em aramaico, Yeshua, recordava o homem que teria sido o braço direito de Moisés e liderado os israelitas no êxodo do Egito.

Jesus com vinte anos, há um consenso entre os pesquisadores, seguia a seita dos essênios, uma entre tantas outras que os judeus se dividiram para ir contra os romanos. Pôncio Pilatos assumiu o governo da Judeia cometendo o maior pecado que poderia: desdenhar da fé dos judeus em acreditar em um Deus único. Existe semelhança entre a seita dos essênios e a que Jesus fundaria - ambas viviam sem bens privados, em regime de pobreza voluntária e chamavam Deus de "pai". Essa hipótese foi reforçada com a descoberta dos manuscritos do Mar Morto em 1947. Eles continham detalhes de uma comunidade ligada aos essênios.

Os escritos sagrados relatam que João Batista fazia suas pregações e usava o batismo como forma de purificar seus seguidores, que deveriam confessar seus pecados e fazer votos de uma vida honesta. Jesus aparece nas escrituras pedindo a João para ser batizado. Depois de purificado nas águas do rio Jordão, Jesus parte para sua vida de pregações e milagres. Tal como João Batista, Jesus via o mundo dividido entre forças do bem e do mal. E que Deus logo viria intervir para acabar com o sofrimento. Ambos, segundo pesquisadores, eram "Profetas apocalípticos".

Jesus, já com seus 12 discípulos, em plena pregação, recebeu a notícia da morte de João Batista, ordenada pelo Rei Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, em vingança pela atitude de João haver condenado publicamente o rei, que havia violado o 10º mandamento da lei judaica.

Mateus relata que "Jesus retirou-se para um lugar deserto e o povo saiu em sua direção". Logo em seguida Jesus realiza o milagre dos 5 pães e dos 2 peixes, matando a fome da multidão de seguidores.

Jesus rumou com seus discípulos para o Templo de Jerusalém, para celebrar a Páscoa. Ao entrar foi aclamado como filho de Deus. Logo que chegou causou tumulto destruindo barracas que estavam na frente do Templo, usadas para trocar moedas estrangeiras dos romeiros, por dinheiro local, cobrando comissão. Era ofensa praticar comércio em pleno Templo.

Jesus celebrava a Páscoa com seus apóstolos "A Última Ceia", quando anunciou que seria traído por um dos presentes, Judas Escariotes. Na mesma noite, Jesus segue para o Jardim de Getsêmani, na encosta do Monte das Oliveiras, para orar, em companhia de Pedro, Tiago e João. A traição de Judas foi confirmada. Por 30 moedas de prata e um beijo na testa, Jesus foi revelado e preso.

Os soldados levaram Jesus para o encontro de Caifás. Jesus foi acusado de desordem no Templo e quando confirmado que era o "Filho de Deus" e o rei dos Judeus, foi acusado de blasfêmia. Em seguida foi levado a presença de Pôncio Pilatos, governador da Judeia, depois, por ser da Galileia, foi levado a Herodes Filho, que governava a Galileia. Herodes zombou de Jesus e devolve-o a Pilatos. Levado para a punição, carrega sua cruz, é crucificado, morto e colocado em um túmulo, fechado com uma grande pedra.

Os Evangelhos contam que em visita ao túmulo, Maria encontra a pedra aberta e o sepulcro vazio. Depois Jesus teria aparecido a Maria confirmando sua ressurreição. Vários relatos contam a ascensão de Jesus. Marcos e Lucas relatam que depois de ter se encontrado com seus discípulos, "Jesus sobe aos céus e se assenta à direita de Deus".


http://www.e-biografias.net/jesus_cristo/

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O MAIS NOVO LIVRO DO ESCRITOR GERALDO MAIA DO NASCIMENTO


ADQUIRA LOGO O SEU:

MOSSORÓ NA TRILHA DA HISTÓRIA
ANOTAÇÕES

LIGUE JÁ E PEÇA O SEU!
(84) 8829-5475
contato@blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FLORINA ESCÓSSIA LANÇA O LIVRO "PÉTALAS" HOJE EM MOSSORÓ


Florina Escóssia lança seu primeiro livro no Museu Lauro da EscóssiaA poetisa mossoroense Florina Escóssia lança hoje "Pétalas", reunião de 37 poesias que se converteu em seu primeiro livro. A obra já foi lançada em Natal, no dia 3 de dezembro, na Pinacoteca Potiguar; e em Mossoró, o evento será realizado no Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia, hoje, a partir das 19h.

A escritora comenta que o local escolhido para o lançamento do livro foi muito emblemático. Ela, que é neta de Lauro da Escóssia, explica que o museu era a segunda casa de seu avô, e poder apresentar aos mossoroenses seu primeiro trabalho ali é muito significativo à memória de sua família.


" ‘Pétalas’ é um livro de poesias que retratam meus mais profundos sentimentos, por minha família, meus filhos e lembranças da minha infância e juventude. Falo também de meu amor por Mossoró, cidade por qual tenho um carinho gigantesco", comenta a escritora.

Florina relata que muitos de seus textos foram escritos há vários anos e que ela sempre gostou de produzir poesias, apesar da falta de coragem para publicar. A antologia poética "Mossoró e Tibau em Versos", de organização dos escritores David de Medeiros Leite e José Edilson Segundo, foi onde Florinda se viu pela primeira vez publicada. "Pétalas" é divido em três partes e tem fotografias assinadas pelo renomado Ricardo Lopes.

"Costumo dizer que saí da barriga de minha mãe e vi o mundo em forma de poesia, mas passei 50 anos para entender isso. Quando me vi publicada na antologia poética, fiquei muito empolgada e resolvi tirar do baú textos que sempre escrevi e não mostrava para ninguém. Foi aí que nasceu ‘Pétalas’", conta Florina Escóssia.

A poetisa afirma que a experiência gerada pela produção de "Pétalas" já deixou frutos e que em breve ela pensa em reunir mais materiais para começar a escrever um novo livro. Durante o lançamento, a obra será vendida por R$ 30,00.

Lançamento do livro "Pétalas"
Local: Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia
Hora: às 19h
Sobre o livro
Autora: Florina Escóssia
Editora: Sarau das Letras
Fotografia: Ricardo Lopes.
Páginas: 120.
Preço: R$ 30,00
Fonte: 


Enviado pelo poeta e pesquisador do cangaço José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

COLLINS AQUINO VISITA O CORONEL PEREIRA

Por José Mendes Pereira

Esta foto dos veteranos radialistas foi feita recentemente na visita do comunicador Collins Aquino, ao nosso amigo Coronel Pereira.

Palavras do Collins Aquino:

"Visitando o amigo Coronel Pereira, se recuperando das cirurgias sob o olhar de Maria e Jesus".

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém. Deixe-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PADRE HUBERTO BRUENING ERA POSITIVO

Anchieta Costa Lima, Sonia, Fátima e padre Huberto Bruening - 1975 - www.azougue.org

Durante muitos anos o padre Huberto Bruening apresentou aos domingos, às 18:00 horas, na Rádio Rural de Mossoró, de propriedade da Diocese,  um programa com o nome "Mensagens de Fé”. Era um programa que os ouvintes da emissora enviavam cartas solicitando providências para serem curados de enfermidades, problemas familiares..., e alguns já lhe agradeciam por ter sido abençoado por Deus, através das suas "Mensagens de Fé".

O monsenhor Huberto Bruening não era do tipo de pessoas que gostam de guardar erros, e se isso acontecesse com alguém, de imediato ele repreendia, e ainda falava sobre o que o ser humano tem que fazer, "as coisas corretas", assim como Jesus Cristo havia ensinado quando veio pregar a sua palavra para os seus irmãos.

geocidade.blogspot.com

Um tio meu, que gostava de bebericar umas boas doses, certo dia (domingo), após a sua feira feita, arrochou na branquinha, e quando tornou, estava em outro lugar, totalmente diferente do que antes estava, e além do mais, não sabia em que lugar teria ficado as suas sacolas com os alimentos que comprara.

blogdetelescope.blogspot.com

Como à noite na Rádio Rural de Mossoró iria acontecer o programa "Mensagens de Fé", apresentado pelo Monsenhor Huberto Bruening, mesmo meio tonto ainda, meu tio dirigiu-se até à emissora em busca de milagres, que o religioso rezasse, para que a sua feira aparecesse. Mas o meu tio foi sincero, colocou na solicitação de "Mensagens de Fé" que, perdera a feira porque estava embrigado. 

Mas lá pras tantas ele encontrou a sua feira completa, e retornou à emissora, para comunicar que não seria mais necessária aquela solicitação de rezas pela sua feira, pois já havia encontrado.

A atendente da emissora disse-lhe que não havia mais jeito de recolher o pedido de oração, porque o religioso já havia levado para casa, e quando ele viesse para apresentar o programa na emissora, ela não estaria mais de serviços. Mesmo sem recolher o pedido de oração, deixou outro, comunicando ao Monsenhor Huberto que já havia encontrado a sua feira.  

E como ele não sabia da desistência da solicitação de oração, em prol da sua feira, o religioso leu-a, e em seguida leu a outra, comunicando que já havia encontrado a feira.

E ao término desta, o Monsenhor disse que se ele não deixasse de ingerir bebidas alcoólicas, com certeza, um dia iria sair de casa, e se perderia, e nunca mais voltaria para casa. 

Em 1972 eu me preparava para casar, ainda era necessário um chamado banho (este banho era uma espécie de palestra, ensinando como o homem deveria fazer como chefe de família), e assim que ele terminou as explicações, olhando para mim perguntou-me:

- Você se sente preparado para casar e tomar de conta de uma família?

- Sinto-me. - Respondi.

- Pois se você não estiver preparado e não tiver condições de sustentar uma família, desista agora mesmo, e faça como eu. Crie abelhas. Elas são as minhas verdadeiras companheiras. Com elas eu converso, eu as agrado e me sinto no meio delas como se fossem minha família.

www.melmenezes.com.br

O monsenhor Huberto Bruening era apicultor.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimsimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

domingo, 7 de dezembro de 2014

O BUSTO DO MONSENHOR HUBERTO BRUENING ESTÁ LASCADO

Por José Mendes Pereira
Foto do acervo de José Mendes Pereira

Infelizmente o busto do Monsenhor Huberto Bruening foi feito de resina, no lugar da fabricação em bronze. Mas talvez tenha sido por falta de dinheiro, já que um BUSTO com fabricação (BRONZE), custa nos dias de hoje, em média, 20,00 mil reais.

http://pebesen.wordpress.com

O bom mesmo era que este busto do monsenhor Huberto Bruening tivesse sido feito de bronze, para se tornar eterno, mas não devemos culpar "a" ou "b", por não sabermos de nada sobre as condições financeiras de quem mandou confeccioná-lo.


O mais importante para nós mossoroenses é que inteiro ou lascado, o busto do religioso Monsenhor Huberto Bruening permanece ao lado da igreja de Santa Luzia em Mossoró, casa religiosa que ele a dirigiu  com muito amor por várias décadas, no século XX.
  
Monsenhor Huberto Bruening 

"Huberto Bruening era natural de São Ludgero, no Estado de Santa Catarina. Filho de Reinaldo Bruening e de Isabel Rohden. Nasceu em 30 de Março de 1914. Era irmão do Pe. Clemente Bruening, sobrinho do filósofo e teólogo Huberto Rohden e primo irmão de Dom Afonso Niehues.

Padre Huberto Bruening na juventude

Em 1935 seguiu para São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a fim de completar a formação com os estudos teológicos. No meio tempo, aconteceu a eleição de Monsenhor Jaime de Barros Câmara para 1º. bispo diocesano de Mossoró, Rio Grande do Norte. 

Monsenhor vir para o Nordeste sozinho, numa diocese carente de vocações e padres. Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo de Florianópolis, permitiu que convidasse alguns seminaristas a acompanhá-lo: Huberto Bruening, Ivo Calliari, Arlindo Thiesen, Walmor de Castro foram os que perseveraram. Excetuando Huberto, os três se integraram à vida episcopal de Dom Jaime em Mossoró, Belém do Pará e Rio de Janeiro.

Foto do acervo de José Mendes Pereira

Huberto Bruening chegou em Mossoró em 25 de abril de 1936, e foi excardinado da Arquidiocese de Florianópolis em 24 de setembro de 1936. Tendo completado os estudos teológicos em Fortaleza, foi ordenado sacerdote na catedral Santa Luzia, em Mossoró, em 30 de janeiro de 1938. Lema escolhido para o sacerdócio: “Pela graça de Deus sou o que sou” (1Cor 15,10).

Monsenhor Huberto Bruening na velhice

Monsenhor Huberto Bruening faleceu em Mossoró no dia 29 de Agosto de 1995, sem nunca ter lhe faltado a presença de suas “Camilas”, nome pelo qual chamava a todas as senhoras que o ajudavam. Sensibilizado pelo ato de compaixão que via em todas, sempre lhes dizia: “Eu não tenho com que pagar a ninguém, só Deus é que pagará a todas”.

Fonte de pesquisa: http://pebesen.wordpress.com/padres-da-igreja-catolica-em-santa-catarina/monsenhor-huberto-bruening-vida-doada-a-mossoro/

http://jmpminhasimsimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sábado, 29 de novembro de 2014

EXTRA - AGORA SIM, FALECEU ROBERTO BOLAÑOS - SEGUNDO SBT


Roberto Gómez Bolaños (Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929 - 28 de novembro de 2014) mais conhecido como Chespirito, foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano.1 2 Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e em Angola) e El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil), e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo.3 4 5 É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979). Faleceu no dia 28.11.2014 devido a complicações respiratórias.

Filho de uma secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Roberto Goméz Bolaños se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão.

Ele começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine). Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados.6 No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana.

"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês. Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou.

Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.

Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.

Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte.

Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995.

Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".

Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre"7.

Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.8

Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia.

Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores,

Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração os quarenta anos de carreira do ator9 foi programado para ocorrer em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica,Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua.3 4 5 10

No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial.11

Morreu no dia 28 de novembro de 2014, em sua casa em Cancún.

Casamentos

Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, falecida em 26 de agosto de 2013. Tiveram os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. o casamento durou de 1958 a 1977.

Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.

Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda, por ter feito uma vasectomia.

Bolaños nunca revelou sua orientação política de forma aberta, porém aparenta ser partidário da direita política: participou, em 2006, de anúncios televisivos apoiando a campanha eleitoral do Partido da Ação Nacional. Também fez fortes críticas contra o candidato esquerdista Andrés López Obrador, acusando-o de dividir os mexicanos, e contra a esquerda em geral.

Em abril de 2007 uniu-se ao protesto de grupos católicos e conservadores que buscavam manter o aborto como um delito, frente à postura da Assembleia Legislativa, cujos representantes inclinaram-se por despenalizá-lo durante as doze primeiras semanas de gestação. Bolaños lançou anúncios em canais de televisão e chamadas telefônicas contra tal lei.

Em maio de 2007, levantou controvérsias por seus comentários sobre o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, na Colômbia, declarando que a obra "é uma caricatura".

Declarou, em seu perfil no Twitter, ser contra as manifestações de rua, pois elas diminuem o tempo e a capacidade para o trabalho, e afirmou votar em um candidato que impeça essas manifestações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_G%C3%B3mez_Bola%C3%B1os 
Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

JÁ SAIU A 2ª EDIÇÃO DO LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"

Por José Mendes Pereira

O livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão já está na 2ª. edição, e veja que a 1ª. edição foi impresso uma enorme quantidade de livros. 

Quem adquiriu este livro fala o quanto ele é importante para todos que gostam de estudar "Cangaço". As pesquisas que o autor fez duraram 11 anos, provam que foi feito um trabalho de alto nível e com muita responsabilidade. 

Adquira este livro para você ser uma autoridade sobre "cangaço", quando o assunto for ele em rodas de amigos. 

Algumas pessoas conversam sobre este tema, mas não têm segurança no que diz, porque apenas ouviram falar, e não leram nada sobre o assunto. Eu já fui uma dessas pessoas que não lia nada sobre "cangaço", apenas eu ouvia e me envolvia na conversa, sem saber o que estava dizendo.

A 2ª edição continua sendo vendida através dos endereços abaixo:

josebezerra@terra.com.br
(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com 

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE DONA FRANCISCA DA SILVA TAVARES, VIÚVA DO EX-CANGACEIRO ASA BRANCA

Por José Mendes Pereira

Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares,  ex-cangaceiro Asa Branca, do bando de Lampião, que residia em Mossoró. 

Ela é a segunda esposa do cangaceiro, e é natural de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. Ela nasceu no dia 21 de Novembro de 1937, e é  filha de Máximo Batista de Araújo e de Dona Severina Guilermina Silva, ambos paraibanos. 
  

Mas o casamento do Asa Branca com dona Francisca da Silva Tavares só aconteceu  dezessete anos depois que ambos já viviam juntos.

No ano de 1954 dona Francisca já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses  sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que ora a perseguia, soube que na região havia um curandeiro, já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois um velho fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da maldita e desconhecida doença.

Com aquele contato de reza vai, reza vem, os dois apaixonaram-se. E no ano de 1955, resolveu abandonar  o seu marido, e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró. 

Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Nesse período ela tinha 17 anos, e o cangaceiro Asa Branca já passava dos 50 anos. 

Dona Francisca da Silva Tavares reside em Mossoró à Rua Epitácio Pessoa, mãe de 4 filhos do cangaceiro Asa Branca, e hoje está completando 77 anos de idade.

Parabenizo desejando muita paz e saúde a dona Francisca da Silva Tavares, que sempre me recebeu muito bem em sua residência, e nunca se negou a receber alguns amigos estudiosos do cangaço que tenho levados em sua residência, especialmente para fazer fotos e gravações pelo cineasta de Fortaleza Aderbal Nogueira - Lazer Vídeos.

Minhas simples histórias

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/11/aniversario-de-dona-francisca-da-silva.html
http://sednemmendes.blogspot.com.br/2011/06/por-jose-mendes-pereira-adryanna-karla.html

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PEREIRINHA

Por José Mendes Pereira

Conheci muito o Pereirinha que residia no Bom Jardim em Mossoró; baixo, magro, de cor galega, de andar apressado, e que tinha seus problemas mentais, mas nunca fora agressivo com ninguém, e mesmo sendo retardado, quem o conhecia, jamais tentou humilhá-lo por isso ou por aquilo.

Pereirinha era irmão de dona Aldhema Moura, que residia também naquele bairro, uma das zeladoras da Casa de Menores Mário Negócio, que por muitos anos trabalhou naquela instituição de menores.

Além do problema mental que tinha o Pereirinha, também sofria de epilepsia forte, e quando esta lhe atacava, e ao tornar, isto é, tomava conhecimento do que havia acontecido com ele, dizia que tivera naquele momento um abordo. E como todos já sabiam a sua resposta, sem humilhação alguém lhe perguntava se ele vira o feto. Ele dizia que não tinha interesse de ver filho morto. E assim era o Pereirinha, sem agressões com ninguém, apenas serviam de graças as suas respostas.

http://www.blogdogemaia.com

Pereirinha gostava muito de frequentar o Pavilhão Vitória, no centro da cidade, e lá, todos que permaneciam ali, gostavam de conversar com ele, não no sentido de zombar, apenas rirem das suas conversas trocadas e engraçadas.

Quando alguém lhe perguntava:

- Pereirinha, se eu sair daqui de Mossoró a pé, em direção à Areia Branca (cidade adjacente à Mossoró), que horas mais ou menos eu chegarei lá?

Como ele trocava as coisas, geralmente dizia: 

- Se  você sair daqui de Mossoró para Areia Branca às 10:30 da manhã, para às 10:00 horas, irá chegar lá das 4:30 da tarde para às 4:00 horas. 

E assim era o Pereirinha do Bom Jardim que eu o conheci nas décadas de 60, 70..., perambulando pelo centro da cidade e pelas ruas de Mossoró.

Minhas Simples Histórias

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sábado, 15 de novembro de 2014

PARA SE ENTENDER A HUMANIDADE É DIFÍCIL

Por José Mendes Pereira

Para se entender a humanidade é muito difícil.

O Brasil é apaixonado pelo seriado "Chaves", que foi criado por Roberto Gómes Bolaños, um dos famosos atores mexicano, e é apresentado todas as noites no SBT - Sistema Brasileiro de Televisão,  e já faz mais de quarenta anos que este seriado está no ar.


Mas o difícil é entender as invenções que surgem sem parar, afirmando que o ator Roberto Gómes Bolaños faleceu, ou que está muito doente, ou que está se alimentando através de uma mangueira..., quando nós deveríamos orar pela sua recuperação urgente, através de Deus, do que inventarmos coisas que não existem. Se ele está doente, não é de se admirar, porque todos nós iremos um dia para um lugar qualquer sem destino certo.

A turma do Chaves - posgraduando.com

A turma do "Chaves" trouxe para o Brasil alegria para a criançada, e também para muitos adultos que adoram assistir as palhaçadas de todos os personagens.

O vídeo foi extraído do Youtube

Em vez de matarmos o grande ator, vamos tentar orar, para que ele seja recuperado por Deus, em nome de Jesus Cristo, e não tentarmos matá-lo, como vem acontecendo, sites que não têm responsabilidades, e postam o que bem pensam e o que não existe.

O vídeo foi extraído do Youtube

É lógico que um dia desse Roberto Gómes Bolaños (o criador do personagem Chaves) irá morrer. Mas não vamos antecipar a sua morte, vamos deixá-lo viver mais e mais anos, porque quando se fala de coisas boas, acontecerão, e se nós falarmos muito de coisas ruins, também acontecerão. 

O vídeos fori extraído do Youtube

Por isso vamos parar de desejar a morte ao ator, vamos deixar que ele continue animando os lares brasileiros com os seus vídeos, porque depois que ele morrer, ninguém sabe se o seriado continuará no SBT, às vezes por falta de um novo contrato de exibição. 

A série "Chaves" completou 43 anos no dia 20 de junho de 2014.

Minhas Simples Histórias
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MORRE EM MOSSORÓ QUEM MAIS AJUDOU NA CRIAÇÃO DA CIDADE

Por José Mendes Pereira

Lamentável! 

Morre em Mossoró aquele que mais contribuiu com a criação da cidade, dando todo auxílio aos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, da tribo Cariri, que habitaram a região até quase metade do século XVIII, o século do povoamento mossoroense, segundo Geraldo Maia em seu artigo:  http://www.blogdogemaia.com/index.php?arq=10/2010

 http://www.blogdogemaia.com

Infelizmente é triste, mas isto é a realidade, o "Rio Mossoró" findou desta forma, como mostra as fotos abaixo, dando o adeus a todos os mossoroenses e aos que visitam a nossa cidade.  

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Durante centenas de anos este rio foi aquário para peixes, garantindo a alimentação dos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, que habitavam ao redor das suas margens, hoje apenas o vemos deste jeito, sem água, e uma porção de plantas aquáticas enfeitam o seu leito seco.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Até hoje ninguém sabe quem foi o assassino do rio Mossoró, se foi a natureza ou os órgãos públicos que não fizeram nada para que ele continuasse com muita água no seu canal.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Alguns dizem que um dia aparecerá o verdadeiro assassino do rio Mossoró, e irá pagar pelo crime culposo que praticou, sem intenção de matar.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Outros mais exigentes e sem medo de falar dizem que o rio Mossoró que corta a bela cidade, foi assassinado através de crime doloso, com intenção mesmo de matar, já que ninguém procurou fazer algo em seu benefício.

É lamentável que uma cidade tão bela como é Mossoró perdeu o rio que muito a enfeitou, e que ajudou na sua criação, fornecendo água e peixes para os seus moradores.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

E agora, será que um dia os mossoroenses terão o prazer de ver o rio Mossoró ressuscitando? É preciso que a população chame a atenção dos governantes para o iminente desastre.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO RIO MOSSORÓ QUANDO ERA VIVO:

pt.wikipedia.org
www.skyscrapercity.com
paduacampos.com.br
paulomartinsblog.zip.net
Rio Apodi/Mossoró - rnemrede.com
www.skyscrapercity.com
www.kareninefernandes.com
Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (RN) - www.anotern.com.br

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com