quarta-feira, 29 de julho de 2015

ANIVERSÁRIO DA MORTE DE LAMPIÃO, MARIA BONITA, 9 CANGACEIROS E UM VOLANTE POLICIAL

Por José Mendes Pereira
De quem são estas cabeças? Certamente você continuará dizendo que é montagem.

Hoje, 28 de Julho de 2015, está completando 77 anos que Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, sua rainha, mais 9 cangaceiros, além de um volante chamado Adrião Pedro da Silva foram assassinados na Grota de Angico na madrugada de 28 de Julho de 1938, nas terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.
  
Tenente João bezerra

Um número de 48 policiais administrado pelo tenente João Bezerra da Silva, devagarinho foi chegando e cercando o local onde estava acampado o bando de cangaceiros, e assim que os policiais se prepararam para exterminar o grupo de facínoras, abriram fogo, deixando a grota coberta com sangue humano. 

O mais interessante é que alguns estudiosos do cangaço não admitem que Lampião e sua rainha Maria Bonita não foram assassinados naquela manhã, e que eles escaparam da chacina e foram viver em Minas Gerais, só falecendo com idades avançadas.

 
 Maria Bonita e Lampião

Mas por que somente Lampião e Maria Bonita escaparam da chacina e foram viver em Minas, e os outros que lá tombaram não entraram para a história como se tivessem escapados da chacina? O certo é que Lampião e Maria Bonita são as estrelas principais do movimento social de cangaceiros, por isso existem pessoas afirmando isso, mas todos que afirmam que eles escaparam da chacina, têm certezas que eles foram assassinados ali mesmo, e contrariam no intuito de publicarem histórias fantasiosas. 

A foto acima comprova que as cabeças apresentadas são dos cangaceiros que tiveram os seus nomes registrados na história do cangaço como abatidos na Grota de Angico, ou os que duvidam acham que é uma verdadeira montagem?

 
Escritor Sabino Bassetti

O escritor Sabino Bassetti lá do Rio de Janeiro, autor do livro ""LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS",

O mais novo lançamento do espetacular pesquisador e escritor SABINO BASSETTI - Faça seu pedido diretamente com o autor, através do e-mail: sabinobassetti@hotmail.com R$ 40,00 (Quarenta reais) com frete já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

que é um grande pesquisador do cangaço, e que não cria histórias sem fundamentos, disse hoje na  página do facebook o seguinte:

"Infelizmente! Depois de tanta pesquisa, de tanta troca de informações, e principalmente depois de tantos depoimentos daqueles que participaram dos acontecimentos, tanto do lado da polícia, como do lado dos cangaceiros, ainda tem aqueles que defendem que Lampião não morreu em Angico naquele dia. Não dá pra entender... Sem dúvida! A história real sobre a morte de Lampião pode na sua totalidade, não bater com aquilo que foi divulgado, porém, o pesquisador, estuda aquilo que tem nas mãos, filtra as informações que lhe foram dadas e, no final vai tirar suas conclusões. O que pode não bater são alguns detalhes, mas, que o homem morreu naquele dia em Angico não existe a menor dúvida. Divergências sobre este ou aquele detalhe vai existir sempre". 

O mais interessante é que duvidam das não mortes acontecidas de Lampião e Maria Bonita na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, e que na verdade, muitos que confirmam isso, nunca saíram para lugar nenhum em busca de informações nos campos (apenas através das histórias contadas ao anoitecer em calçadas, isto é, no disse me disse), nas caatingas onde residiram e ainda residem as maiores fontes sobre a chacina de 28 de Julho de 1938, contra a "Empresa de Cangaceiros Lampiônica e Cia", do afamado cangaceiro Lampião. 

Se Lampião escapou da chacina de Angico, por que ele não voltou para fazer visitas aos seus familiares em Serra Talhada, e por que ele não quis mais a amizade do Sinhô Pereira, que foi um dos que o convidou para ir juntar-se a ele para viver outra vida que não tivesse tantas tristezas? 

O certo é que se Lampião quando vivo deu muitos empregos a muita gente, depois de morto, continua fazendo com que muitos que escrevem mentiras sobre ele, sobrevivam vendendo livros sem pesquisas e com informações sem fundamentos, sem fontes com credibilidades.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

sábado, 25 de julho de 2015

Extra - ACORDO ORTOGRÁFICO - DICAS ÚTEIS.

Por ANDRÉIA LAGOS
Professora pós-graduada em língua portuguesa.

O acordo ortográfico da língua portuguesa incluirá os países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A reforma pretende padronizar, principalmente, termos jurídicos, o que facilitará acordos internacionais e fará com que o Português seja considerada uma das línguas oficiais da ONU, que conta hoje com o Árabe, o Espanhol, o Francês, o Inglês, o Mandarim e o Russo como idiomas oficiais.

Haverá um prazo para adaptação às novas regras e somente a partir de janeiro de 2013, tais regras serão cobradas oficialmente. O DECRETO 6.583, DE 2008, promulgou o Acordo no Brasil.

Clique neste link para você conhecer o acordo com a nova ortografia

http://www.soleis.com.br/ortografia_nova.htm

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

segunda-feira, 20 de julho de 2015

MONSENHOR HUBERTO BRUENING

Por José Mendes Pereira
pebesen.wordpress.com

Em 1972 eu me preparava para casar, ainda era necessário um chamado banho (este banho era uma espécie de palestra, ensinando como o homem deveria fazer como chefe de família), e quem me deu o banho (palestra) durante 5 noites, de 7:00 às 8:00 horas, foi o Padre Huberto Bruening (ainda não era Monsenhor), que ao terminar as explicações sobre a futura vida dois, olhando para mim, perguntou-me:

- Você se sente preparado para casar e tomar de conta de uma família?

- Sinto-me, sim senhor! - Respondi.

- Pois se você não estiver preparado e não tiver condições de sustentar uma família, desista agora mesmo, e faça como eu. Crie abelhas. 

Elas são as minhas verdadeiras companheiras. Com elas eu converso, eu as agrado e me sinto no meio delas como se elas fossem minha família. Entendeu? Quer casar mesmo? 

- Quero, Monsenhor Huberto! Quero me casar.

- Depois não diga que o Padre Huberto Bruening não lhe avisou. - Dizia ele preparando um sorriso apenas entre os dentes, e com a sua voz cooompaaaassaaaada.

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOTÓGRAFO JOSÉ RODRIGUES CONTINUA EM TRATAMENTO DE SAÚDE

Por José Mendes Pereira

Você que é mossoroense e que mora aqui na cidade, saiba que o fotógrafo José Rodrigues está passando por sérios problemas de saúde. Quando a pessoa adoece, tudo fica difícil para vencer todos os problemas que aparecem, e que terão de vir no decorrer da paralisação das suas atividades.  

Todos os medicamentos são caríssimos, e para isso, é preciso que se tenha dinheiro, e é a partir daí, que o enfermo não poderá mais custear os seus medicamentos, ou até mesmo o sustento da família, porque as suas economias já estão de resto a fim. 

Você que o conhece de longos anos, o fotógrafo que completou 52 anos de lutas, em prol da fotografia em Mossoró, faça-lhe uma visitinha (reside ao lado da COHAB do Alto de São Manoel, casa pegada com o depósito de botijões de gás da família Porcino), ajude-o de qualquer forma para a compra dos seus medicamentos. E se você não pode ajudá-lo financeiramente, visite-o para dar um abraço amigo, um abraço forte, e abra um sorriso franco, um sorriso de esperança, um sorriso confiante na restauração de sua saúde, um sorriso amigo, falando em Deus, em Jesus Cristo, e com certeza, ele irá muito te agradecer. É nesta hora que ele precisa do apoio do amigo, dos amigos. Visite-o! Não deixe para amanhã. Visite-o ainda hoje, amigo!

Veja um pouco a sua história.

52 ANOS DO FOTO RODRIGUES
Por José Rodrigues - proprietário

Em 1962, viajei para São Paulo à procura de oportunidade de trabalho. Éramos três companheiros, Dalvelino, Alvino Gomes de Lima e eu, José Rodrigues da Costa. Dalvilino, como ele era mais conhecido, era apaixonado por Valdite.

José Rodrigues do Foto Rodrigues, Frei Damião e Cascudo Rodrigues

Durante uma semana viajando, Dalvinho bebia sem controle. Em Jiquié na Bahia ele enlouqueceu, invadiu uma casa e trancou-se dentro de um banheiro. A polícia foi acionada e ele foi retirado. Depois que contamos a histórias para os policiais, levamos o mesmo para um hospital, onde ele foi medicado, e seguimos viagem. O único que conhecia São Paulo era Dalvinho. Chegando em São Paulo, ele ficou sem conhecer nada.

Roberto Carlos e José Rodrigues do Foto Rodrigues

Finalmente, localizamos a Fábrica da Souza Cruz, onde ele havia trabalhado. Foi uma viagem de muitos sofrimentos, porém foi lá que aprendi os segredos da fotografia.

Em 1963 eu já estava em Mossoró trabalhando com João Raimundo de Souza. O meu primeiro estúdio foi instalado na Avenida Alberto Maranhão e tinha o nome de IRIS FOTO.

Do: O Jornal do Turismo do RN - Receptivo
Janeiro de 2013
Fundador: José Rodrigues da Costa

Observação: Qualquer ajuda que você doar, e sendo administrada por Deus, ela será  transformada em uma boa quantia. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VISAGEM OU ALUCINAÇÃO?

Por: José Mendes Pereira

Tudo que foi criado pelo homem tem a sua origem. Algumas invenções são de origens europeia, outras surgiram nas Américas,  outras foram criadas pelos africanos, japoneses... Mas o medo ninguém inventou e nem surgiu em lugar nenhum, todos os animais já nascem com ele. Por pequeno que seja o animal ele ao ver outro, já faz carreira, em busca de um lugar seguro, para que não seja devorado pelo o outro.

Um dos medos que até hoje permanece na minha mente foi quando certa noite eu saí de casa para ingerir algumas doses de álcool, distanciando-me um pouco da periferia da cidade, e fui parar na residência de Francisco Rodrigues de Carvalho, conhecido por Fransquim de Aurélia, onde lá ele vendia uma cachaça filtrada e misturada com raízes de plantas supersticiosamente medicinais. 

Roberto Rodrigues de Carvalho - http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Lá, fui atendido pelo seu filho, o Roberto Rodrigues de Carvalho, que neste período ele era o Roberto, estava de férias da sua outra personalidade, Robertão.

O aparelho que fazia este processo era uma engenhoca inventada pelo velho, e se a bebida era realmente medicinal eu não tenho certeza, o certo é que não faltavam pessoas naquela residência, querendo beber a cachaça milagrosa do velho Fransquim de Aurélia.

Já meio embriagado, eu já havia tomado umas quatro ou dez, resolvi ir para casa, porque no dia seguinte, logo cedo, eu tinha que resolver alguns problemas pessoais.

Vai, seu Madruga - José Mendes Pereira - http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Já se passavam das 12 horas. Montei-me na minha velha e antiquada lambreta, e dei partida, pegando uma estrada carroçável, que no momento eu não estava a reconhecendo, e nem tinha ideia qual estrada eu estava seguindo. 


Ao passar por um riacho de água corrente, mas com fácil acesso, vi uma senhora baixinha, gordinha, cabelos arrepiados, aparentemente feiosa, de rosto estragado, usando um vestido de cor branca  abaixo do joelho, com aparências da esposa de Shuek. E em uma das suas mãos, um facão longo, conhecido como facão rabo-de-galo.



www.clickgratis.com.br

Havia um fraco luar, porque a lua estava minguante, e já caminhava para se deitar, mas mesmo assim, eu procurei ver se existiam outras pessoas em volta daquele riacho. Mas não vi ninguém, apenas alguns objetos ladeavam a velha desconhecida.

poemadoceu.wordpress.com

Meio desorientado, porque eu não tinha certeza se estava caminhando em busca da cidade, perguntei a ela para onde aquela estrada seguia.

meiradopt.blogspot.com

Com o facão em punho ela apontava a direção, sem responder o que eu havia lhe perguntado. Mas finalmente resolveu abrir a boca. E com  uma voz que me fez medo, com palavras emboladas, e nada entendi, todos os meus cabelos foram ao ar, arrepiando-os de uma só vez.

O meu medo foi tão grande que não esperei mais por nada, acelerando a lambreta e tentei partir. Mas antes de seguir viagem fui jogado ao chão, por não ter calculado a aceleração na lambreta. Eu estava apoderado de medo, provocado pela horrível e assombrosa voz da velha.  

Ao me levantar, olhei para trás e não vi mais a velha, e nem tão pouco os objetos que antes estavam ao seu redor. O medo multiplicou-se, e eu me montei na lambreta e saí às pressas daquele lugar, sem eu mais olhar para trás. 

Entre uma estrada e outra, em alta velocidade, até hoje, não tenho a miníma ideia como eu consegui chegar em minha casa. Eu estava bêbado, trêmulo e com a mente arrasada.


Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

terça-feira, 14 de julho de 2015

PEDRO NÉL PEREIRA E ANTONIA MENDES PEREIRA MEUS SAUDOSOS PAIS.

Por José Mendes Pereira

Minha mãe detestava posar para fotografias. Quando alguém roubava uma foto, ela ficava "P" da vida. Ela não era comunicativa, gostava mais de ouvir. Se aquele assunto lhe interessasse, poderia talvez comentar. Mas não era pessoa de estar sorrindo. 

Quando alguém falava mal de quem ela gostava, o melhor para ela era sair de fininho. Fazer um cafezinho ou outra coisa qualquer. 

Lembro-me que por ser uma mulher que pouco falava, aos domingos à tarde, depois das três horas, juntamente com outros irmãos, nós permanecíamos sob uma árvore de sua casa, na calçada, mas o assunto ou os assuntos ela sempre participava calada. Só ouvindo. 

Valeu minha mãe! Apesar da sua calma, mesmo falando pouco, foi uma mãe que estava sempre ao nosso lado, não para nos proteger caso se nós errássemos, coisa que nunca aconteceu, mas foi uma mamãe mesmo. 

Já meu pai era aquela capacidade. Não chamava nós filhos ou filhas, de você. Era o senhor ou senhora, e se fosse filha que ainda não havia casado, chamava-a de senhorita. 

Meu pai gostava tanto dos irmãos e irmãs que quando não via um deles ou delas, já estava preocupado: (Faz dias que eu não vi Antonio Néo, Zé Néo, Mané de Néo,etc). 

Os seus sobrinhos e sobrinhas para ele eram intocáveis. Não queria ouvir algo não aconchegante contra um deles ou delas. Tinha uma verdadeira consideração a todos. 

Todos os seus amigos, para ele, faziam parte da sua família, e tinha o maior medo que nós, filhos, criássemos algum problema com pessoas das suas amizades, ou mesmo com pessoas que não participavam do seu círculo de considerações.

Que grande pai que nós tivemos, apesar da pobreza e sem formação escolar, apenas sabia ler e escrever, mas parece que a sua sabedoria tinha vindo do berço. Aprendeu que ser amigo de quem quer que seja, é muito importante. Não adianta falar mal de ninguém. 

Nunca nos bateu, ao contrário, ajudava-nos caso precisássemos. Vendia criações com prazer, só para fazer uma arrumação para um filho, um amigo etc. 

Vi meu pai tirar criações do chiqueiro para fazer arrumação para pessoas das suas amizades, não só uma vez como várias. Às vezes, algumas pessoas lhe diziam: 

- Você Pedro Nél, faz isso para fulano, mas ele não irá te agradecer. 

E ele respondia: 

- Deus me agradecerá e me dará mais! 

E na verdade, Deus ajudou tanto o meu pai que nunca sofreu com situações financeiras. Sempre tinha com que comprar o seu alimento e de todos os filhos.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

domingo, 12 de julho de 2015

VEJA O QUE A NATUREZA FAZ DE BONITO E BOM SEM NENHUMA FALHA!

Por José Mendes Pereira

A natureza tem mãos perfeitas e macias que juntas, pincelam na mais absoluta paciência. As mãos não exageram nos traços, nas curvas, nas linhas retas, nos pontos, nas paradas obrigatórias, para continuarem sem erros e sem exageros.


A natureza não faz nada para deixar inacabada. Nós é que somos irresponsáveis e destruímos tudo o que ela constrói. Ela é a Luz do dia e da noite, a vida, o nascer do sol e o morrer, o ar que respiramos, a chuva, o vento, o mar, e até mesmo o Deus.   

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sábado, 11 de julho de 2015

OS PAIS NÃO DEVEM COMPRAR FILMES E LIVROS QUE VENHAM PREJUDICAR A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

Por José Mendes Pereira

Existem vários filmes e livros que os pais não devem comprar para os seus filhos, porque eles não formam e nem informam aquilo que deveria ser indicado para crianças, quando na verdade, destroem e corroem as suas mentes, levando-as a um mundo que não condiz com sua formação infantil.

Filmes e livros que têm como personagens principais heróis perversos, ladrões, assaltantes, desordeiros, demônio, bandidos cruéis, sequestradores, armas de pequenos e grandes portes, constantes mortes no decorrer da história que se ler, é preciso evitá-los nas estantes das crianças, pois não farão faltas nenhuma nas suas coleções.

O ser humano já é péssimo por natureza, gosta mais daquilo que é proibido do que aquilo que é legal. Imagine uma criança apoderada destes filmes e livros, e como a sua mente é frágil e ainda está em formação, e se não tiver quem a evite de conhecer certas maldades praticadas por heróis perversos, não será tão difícil que ela, ao crescer, tome rumo diferente, muito embora não se torne uma pessoa totalmente desajustada, mas as histórias com ações maldosas em filmes e em livros, às vezes, incentivam uma mente jovem a ser diferente, e a criança  passa a praticar o que viu na tela do cinema e leu em livros, porque quem praticou foi o seu herói.

O incentivo à leitura é um dos melhores ensinamentos, tanto para jovens como para crianças, desde que sejam indicados livros com informações importantes, que os eduquem, que os informem e os formem para seguirem uma vida sem decepções futuras, e para isto, as crianças têm que ver filmes e ler livros com histórias de heróis que fazem o bem, sem mortes, histórias com animais (fábulas), histórias religiosas sobre a vida de Jesus Cristo, história de amor fraternal, histórias de fadas..., aliás, tudo que seja bom para o mundo e a formação das crianças.

A criança que ver filmes e ler livros que trazem histórias relacionadas com o bem, tem tudo para seguir sempre o bem, porque o ser humano depende muito do que viu em sua vida quando criança. Se a criança foi ensinada para servir, jamais irá exigir que alguém a sirva. Mas se ela foi ensinada para ser servida, jamais, um dia, ela irá querer servir a alguém.

Os maiores bandidos considerados heróis, que na verdade não são heróis (muito embora o dicionário não diz assim, mas para mim, herói é aquele que faz o bem, sem prejudicar ninguém, sem morte ou outros tipos de crueldades), espelharam-se em outros famosos bandidos heróis, que viram na tela do cinema, e leram em livros, quando ainda eram crianças, passaram a imitar o bandido do cinema ou que está na história que a leu. Por isso evitar filmes e livros desses tipos, é muito importante para assegurar uma boa formação para o seu filho.   

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO EVITAR QUE OS DESMATAMENTOS NAS FLORESTAS BRASILEIRAS CONTINUEM

Por José Mendes Pereira Mendes
Fonte da imagem - viajeaqui.abril.com.br

Se os governos: Federal, estaduais e municipais criassem leis que: ao construírem casas populares, cobrissem estas com placas de cimento, evitariam a morte de milhares de árvores todos os dias. 

Frear de uma vez por toda o desmatamento da Amazônia e do Pará é preciso, e é para ontem e não para amanhã. 

Se isso acontecer um dia, as populações do Brasil e do mundo copiariam esta ideia, cobrindo as suas casas com placas de cimento que não têm vidas. 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

segunda-feira, 6 de julho de 2015

EXTRA - ESTE GAROTO TEM APENAS 3 SEMANAS PARA ACHAR UM DOADOR

Por Superaba
  
Um garotinho, de apenas 11 anos de idade, tem exatamente três semanas para poder encontrar um doador compatível de medula óssea essa doação poderá salvar a vida do garoto. Se este prazo passar, o garotinho não terá mais condições de poder receber esse transplante de medula, e a cura de sua síndrome infelizmente não será possível. O garoto nasceu na Califórnia, e esse menino se mudou com seus pais para o nosso país Brasil há mais ou menos seis anos. E nesses últimos 20 dias, a rotina do menino é de visitar todos os dias o hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, para fazer sessões de uma quimioterapia que têm uma função unicamente de manter o garoto vivo o máximo possível enquanto não aparece algum doador para o transplante. O alcance dessa campanha é muito grande, e já alcançou muitos famosos e artistas como a modelo Isabela Fiorentino e até os jogadores de futebol como o Kaká e Neymar, ex jogador do Brasil e o atual jogador do Barcelona, que gravaram um vídeo para o garoto, no vídeo diz estar junto com o garoto Tancrede, e que fará o possível para ajudar o menino nessa batalha pela sobrevivência.

“- Nós temos apenas duas escolhas simples: ou nós entramos em um desespero e apenas choramos o dia todo, pelo fato ou medo de que nosso filho ou filha morra, ou a gente foca em milagre, e fazemos tudo para que esse milagre aconteça. No dia de hoje, é um dia em que estou me sentindo muito e muito perdido”. Falou o pai do menino.

Nessa luta para poder achar um doador que seja compatível, os pais também pedem que os voluntários busquem quaisquer centros especializados que façam seus cadastros. Na cidade de São Paulo, onde a família do garoto reside, as doações são totalmente centralizadas no Hospital da Santa Casa, e  também é possível, acelerar o processo efetuando seu cadastro no site do Hospital da Santa Casa.

http://canaldomisterio.blogspot.com.br/2015/05/este-garoto-tem-apenas-3-semanas-para.html

Se você gosta de ler histórias sobre "cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

sábado, 4 de julho de 2015

XIQUEXIQUE

Por José Mendes Pereira

Xiquexique (Pilosocereus polygonus) é uma cactácea endêmica na vegetação de caatinga, que possui numerosos espinhos pontiagudos em suas aréolas. Vive sobre terrenos baixos ou altos, geralmente em solos rasos e pedregosos. 

Em pequenas fazendas o xiquexique é usado para a alimentação do rebanho bovino, quando não há inverno, isto é no período de seca, e os sertanejos cortam e retiram os espinhos, colocando-os em tinas para o gado matar um pouco a fome, devido a  falta de chuvas, fazendo com que o pasto não cresça, desaparecendo a clorofila.


Em anos remotos, principalmente quando a chuva não vinha, o xiquexique também servia como alimento para crianças e adultos, que eram retirados das socas, são descascados, e posteriormente assados. 

Meus irmãos e eu comemos muito xiquexique assado, não por fome, pela curiosidade de sabermos o sabor desta cactácea endêmica depois de assada.

Geralmente é cavado uma vala no chão, depois que se faz o fogo dentro da vala, coloca-se os xiquexiques descascados, e depois cobre-se com terra ou barro, isto é aproveitando a terra que foi tirada da vala, deixando uma parte descoberta, sendo que esta servirá para que o fogo não se apague. Com um bom espaço de tempo, talvez de 30 a 40 minutos, o xiquexique já estará pronto para ser consumido. 

www.panoramio.com

Ele não tem um bom sabor, mas para quem mora no campo, principalmente em terras tipos caatingas, todo tipo de fruta e outros são bem-vindos, com exceção do Juá e a uvaia (das caatingas), frutos que não têm sabor nenhum.

floresplantasecultivos.blogspot.com

Se o Juá é bastante desgostoso, sem sabor, muito mais desgostoso é a Uvaia, e sem nutrição nenhuma, e com um certo azedume. Mas para quem está com fome, o juá e a uvaia é sem dúvida um bom prato para matar um pouco a fome dos catingueiros.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com