sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O leilão e o refresco de tamarindo

Por: José Mendes Pereira
José Mendes Pereira

Nesse período em que isto me aconteceu eu ainda não era interno da Casa de Menores Mário Negócio, e vivia sobre as ordens do meu pai, na sua minúscula propriedade, denominada "Sítio São Francisco", a uma distância da cidade de Mossoró mais ou menos 9 quilômetros. 

Eu ali vivia correndo pelos campos, no meio das carnaubeiras, plantando e colhendo milho, feijão, melancias, jerimuns, empilhando palhas da carnaubeira, cuidando dos nossos animais, carregando água sobre o meu lombo ou sobre o lombo de jumentos.

Antonio Mendes, meu tio e meu pai Pedro Nél Pereira

Como vivia em terras alheias, o meu pai Pedro Nél Pereira fez economias, e anos depois comprou uma pequena propriedade de um senhor chamado Luiz Duarte,

Manoel Duarte Ferreira - assassinou o cangaceiro Colchete

irmão de Manoel Duarte Ferreira, este já é do conhecimento do leitor, um dos que resistiu aos desrespeitos à Mossoró, feito por Virgulino Ferreira da Silva, o afamado e sanguinário cangaceiro Lampião.


Dona Chiquinha Duarte era madrasta do Lili e do Manoel Duarte, e que era uma das maiores proprietárias de terras de Mossoró, e nela, tanto os meus pais, tios, meus irmãos e eu, nascemos lá.

Dona Chiquinha Duarte - blogdomendesemendes.blogspot.com

Sendo ela uma senhora que tinha prazer em ver os filhos dos seus moradores estudando e progredindo, e como eu fabricava gaiolas, aviões, revólveres e carrinhos de madeira, aconselhava-me que eu deveria cuidar de fazer outras miniaturas, e levá-las até à feira de Mossoró. Mas como eu não tinha conhecimento de comércio, nunca sair de lá para vender os meus inventos na feira, exceto canários, graúnas, periquitos que eu os roubava da natureza.

O meu pai era leiloeiro, e em Outubro de cada mês realizava a festa de São Francisco, com leilões e forró de pé de serra, até ao amanhecer do dia. E com os lucros das festas construiu a capela de São Francisco em sua propriedade.

São Francisco de Assis - protetor dos pássaros - horacosmica.blogspot.com

Estava para acontecer um leilão e eu sonhava em possuir um relógio "grão duque", sendo que já era conhecido no comércio por um excelente marcador de horas. E como as comemorações do São Francisco estavam em dias de acontecerem, idealizei vender refresco de tamarindo durante a festa, para angariar dinheiro, e com o valor apurado, eu faria a compra desse tal relógio grão duque. 

Os ingredientes do refresco eram: a água, o tamarineiro, sendo que estes dois não seriam necessário comprá-los, principalmente o tamarindo, porque os tamarineiros haviam produzido seus frutos em abundância.

Tamarineiro

Como eu não tinha dinheiro para comprar o açúcar solicitei da fazendeira, que me emprestasse o valor necessário para pagar por 15 quilos de açúcar, e no dia seguinte, após o leilão, acertaria a minha dívida com ela, que com certeza a venda iria atingir o esperado.

Chega a noite festiva. Pouco tempo o leilão iniciou,  e lá eu estava ao redor do botequim, bem vestido e bem calçado, esperando os futuros fregueses do meu novo invento. Eu havia feito três latas de refresco, cada uma com 18 litros, mas ainda achando que deveria ter feito mais refresco, já que era uma noite de festa.

www.mmbtintas.com.br

A noite foi se passando e ninguém me solicitava um copo de refresco, e sabendo que se eu não o oferecesse ninguém iria comprar, passei a fazer oferta do meu produto.  Eu estava vizinho ao botequim, onde o dinheiro caía mais, e quando um sujeito vinha beber pingas, cervejas.., eu lhe oferecia a minha mercadoria. Mas as respostas eram desagradáveis, que não iria beber refresco, principalmente à noite, coisa de criança, e sim cachaça, cerveja, conhaque...

Só sei que perdi o meu tempo, e nesta noite não vendi a dinheiro um copo sequer, salvo três copos fiados a um vizinho nosso, que me prometeu que no dia seguinte me pagaria. Infelizmente ele morreu e não me pagou.

O dinheiro que eu havia tomado emprestado à fazendeira ela dispensou, dizendo-me que sabia que refresco de tamarindo, principalmente em noite de festas, seria muito difícil a procura.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor!