quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CAFÉ DO MANÉ CAPÉ

Por José Mendes Pereira
www.guiarestauranteseleto.com.br

O café ou bar do Mané Capé funcionava na esquina da Rua Alfredo Fernandes com a Rua José de Alencar, mesmo no centro da cidade de Mossoró, onde hoje funciona as Lojas Riachuelo.

Noutros tempos os pequenos bares e cafés eram pontos certos para conversas fiadas, quando muitos levavam as suas fofocas para distribuírem com outros, que também faziam parte das galhofas contra alguém, e geralmente, as conversas eram em torno  dos mais variados assuntos, principalmente sobre homens traídos, homens metidos a afeminados, ou até mesmo de moças faladas em relação à sua virgindade.

Algumas fofocas eram de grandes importâncias, e muitos fofoqueiros não queriam presenciar aqueles comentários, temendo uma chamada na delegacia, para provar o que ele  ouvira, ou ele mesmo era o principal dono da fofoca.

Outras fofocas eram apenas calúnias que as pessoas não acreditavam, mas ficavam na dúvida e se perguntando: - Será que é verdade o que me falaram sobre fulano ou sicrano?

paduacampos.com.br

Com o avanço da cidade os cafés e bares foram perdendo um pouco os fregueses, devido os mais sofisticados restaurantes e shopping que foram aparecendo. Hoje quase não se ver gente que costumava frequentar esses antigos ambientes em Mossoró, e acredito que em todas as cidades brasileiras, este movimento de pessoas em bares, diminuiu muito.

O café do Mané Capé era um desses que no meio daquela gente, surgiam vários assuntos, mas que ele não era o responsável pela fofoca, apenas as ouvia, pois o seu maior interesse era vender o seu peixe, como por exemplo: cafés, bolos, pães, coxinhas, refrigerantes, cervejas, conhaques,  e principalmente, a mais solicitada de todas em um bar, a pinga (cachaça). 
Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com