domingo, 7 de julho de 2013

ALEXANDRE - O GRANDE

Por: José Mendes Pereira
Alexandre - o grande - https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre,_o_Grande

Alexandre III da Macedônia, dito o Grande ou Magno. Nasceu em Vergina, no dia  20 de julho de 356 a.C. e  faleceu na Babilônia,10 de junho de 323 a.C.

Foi um príncipe e rei da Macedônia, e um dos três filhos do rei Filipe II e de Olímpia do Épiro – uma fiel mística e ardente do deus grego Dioniso.

Alexandre (à direita) ouve os conselhos e orientações de seu tutor, Aristóteles

Alexandre foi o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em sua juventude, teve como preceptor o filósofo Aristóteles. Tornou-se o rei aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai.

Alexandre, o grande,  tinha uma mente fora do comum. Não era arrogante e nem tão pouco se considerava o grande homem daquele reino. Apenas administrava o reino para uma nação e não para perseguir ou maltratar alguém. 

Como era um rei que atendia todos com sorrisos francos e sabia muito bem dizer "o Não" com simplicidade, todos que lhe faziam pedidos, ao sair da sua presença, agradeciam-lhe como se os seus pedidos tivessem sido aprovados.

Certo dia um sujeito fez-lhe um pedido. Mas Alexandre disse-lhe que não podia liberar a sua solicitação. O reino andava em dificuldades e com certeza, aquela solicitação não seria liberada tão cedo.

Após um ano, o mesmo homem voltou ao seu reino com o mesmo pedido. Antes de ir até a corte, tirou a barba, cortou o cabelo, calçou os sapatos, vestiu-se elegantemente, e na certeza que o rei não lhe reconheceria, partiu para lá.

Ao entrar, Alexandre conversava com um sujeito da corte. E pediu que o deixasse sozinho para que ele atendesse aquele moço.

O homem senta-se, e joga-lhe o mesmo pedido que tinha feito antes, achando ele  que o rei não estava o conhecendo.

O rei levanta-se e com o olhar direcionado ao sujeito disse-lhe: 

- Lamento muito grande homem, pois este mesmo pedido eu o recusei a teu pai, e me parece que já faz um ano. Ao chegar em tua casa pergunta ao teu pai sobre este pedido que ele certa vez me fez.

Alexandre tinha uma brilhante mente.


Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor.