terça-feira, 4 de junho de 2013

No tempo dos coronéis - Farinha com Sal

Por: José Mendes Pereira

Vivia de pequenos furtos. Não deixava quieto o que via em sua frente. Quando criança Farinha com Sal admirava-se dos maus costumes que tem os ladrões. E para aprender, Farinha com Sal  deu  início a uma espécie de treino. Colocava a sua camisa em um lugar, e lá fazia o furto, tentando esconder da mãe a sua nova invenção. O tempo foi se passando, a prática foi aparecendo, e meses depois  Farinha com Sal estava prontinho para começar a sua primeira profissão.


O nosso larápio residia em Mossoró, nas imediações do Bom Jardim, nos dias de hoje, a Rua em que ele morava é a Pedro II, paralela com a Pedro I.

Farinha com Sal não era um larápio perigoso, apenas famoso pelas suas astúcias. Paciente, tranquilo, e se o sujeito o pegasse com roubo nas mãos, descaradamente o entregava com um sorriso meio tímido, e  com isso  se tornou um ladrão compadecido pela população, não o entregando a polícia.

Apesar do mau costume que garregava consigo tinha uma amizade ao coronel Vicente Sabóia, que mesmo ele sendo ladrão, frequentava a sua casa como qualquer outro cidadão. Mas Farinha com Sal sabia muito bem onde pisava.

 
(*1939; +2001). Filho de Vicente Saboia de Albuquerque Filho(*Fortaleza, Ce, 1910; + Rio, 1976) e Vera Saboia(i.m). Neto do Coronel Vicente Saboia de Albuquerque (citado) e Dona July. Na foto, tirada no Bar Cabral 1500(Rua Bolivar com Atlântica, Rio) em 1976 ou 1977, vemos, da esquerda para a direita: Daniel Caetano de Figueiredo (citado), Vicentinho e Victor Samuel Cavalcante da Ponte. Velhos tempos que não voltam mais - http://www.genealogy.com/users/s/a/b/Famlia-saboia-O-Saboya/PHOTO/0021photo.html

Em conversa o coronel Vicente Sabóia o desafiou, que ele fazia roubos em outras casas, mas  duvidava que ele chegasse a entrar em seu lá, com ele e o Bertoldo em casa. (Seu cão de estimação, valente ao extremo).


Farinha com Sal querendo provar que o roubaria com facilidade, fez-lhe a seguinte proposta:

- Coronel, se eu conseguir entrar na sua casa, e se o senhor acordar e me ver dentro de casa, o senhor não atirará em mim, e nem me prenderá?

- Garanto-lhe que não atirarei e nem chamarei a polícia. Mas isso não vai acontecer nunca! - continuava duvidando o coronel.

- Se o senhor garantir mesmo, eu vou lhe mostrar que eu entro com o senhor e o seu cão em casa.

- Concordado! - Confirmou o coronel Vicente Saboia.

Os dias se passaram, chegando a meses, mas Farinha com Sal não havia desistido da proposta que fizera ao coronel.


Certa noite, já passava de duas da madrugada, Farinha com Sal se escondeu bem próximo à casa do coronel, e em sua companhia conduzia uma cadela.
  

Esta dera o nome de Dardora (Das Dores) que criara desde pequena, e a batizara com este nome; dizia que era uma homenagem a sua sogra, que segundo ele, ela era mais vadia do que mesmo a sua cadela. Farinha com Sal foi até as laterais da casa, e por cima do muro, jogou a cadela.

Bertoldo muito lhe agradeceu e se entreteu com a cadela. Enquanto os dois se amavam Farinha com Sal cuidava do arrombamento da porta do coronel. Abriu-a e ficou lá fora sentado, pastorando a casa arrombada.

Como do costume, o coronel se levantava antes das cinco horas da manhã. Ia até o Mercado Público, batia um papo com os amigos e depois retornava para tomar um café reforçado.

Nessa manhã, ao se levantar, viu logo a sua porta aberta. Assustado, gritou para mulher que ainda cochilava.

- Mulher, roubaram a nossa casa!

Lá de fora Farinha com Sal disse-lhe:

- Coronel, não atire! Sou eu, Farinha com Sal. Mas pelo amor de Deus não chame a polícia.

Farinha com Sal provou que  tinha jeito mesmo de um grande ladrão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/08/no-tempo-dos-coroneis-farinha-com-sal.html

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhassimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com