domingo, 8 de fevereiro de 2015

SORVETERIA SUÍÇA EM MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira
A Sorveteria Suíça funcionava nos fundos do Cine Pax

Nos anos 60, 70, 80 e se estendendo aos anos 90, estabelecida à Rua José de Alencar, esquina com a Rua Alfredo Fernandes, no prédio do CINE PAX, no centro da cidade de Mossoró, a “Sorveteria Suíça” prestou os seus serviços aos transeuntes, comerciantes e comerciários de Mossoró. 

Cruzamento da Rua Alfredo Fernandes com a José de Alencar - Mossoró - Aqui funcionava a "Sorveteria Suíça" nos fundo do prédio do Cine Pax - Foto de José Mendes Pereira em 08 de Fevereiro de 2015

Mas ela não só dispunha de sorvetes, ainda vendia refrigerantes, bolos, pudins e outros mais. A “Sorveteria Suíça” era de propriedade da família “Pinto” (Jorge Pinto) que era e continua sendo proprietária do cine PAX. 

Dr. Álber Nóbrega - www.givva.com.br

Posteriormente a "Sorveteria Suíça" passou a ser administrada pelo Dr. Álber Nóbrega, que era casado com Rosa Pinto (in memoriam), uma das filhas do empresário Jorge Pinto, a qual eu tive a honra de trabalhar com ela na Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, sendo supervisora, e posteriormente passou a ser diretora da instituição.

http://eejmvasconcelos.blogspot.com

Durante os longos anos que a “Sorveteria Suíça” funcionou adquiriu uma boa freguesia, devido ao bom atendimento que ela mantinha aos seus fregueses, e me Lembro muito bem que eu fui um dos seus fregueses, e apesar de não ser um dos que gastava muito, mas o pouco que eu deixava de lucros na Sorveteria, com certeza, serviu para uma finalidade qualquer.

Um dos empregados da “Sorveteria Suíça” era um senhor conhecido por apenas seu Chico (possivelmente pelo o apelido, entendemos que o seu nome verdadeiro era Francisco); tinha uma estatura baixa, magrinho, de cor clara, prestativo, educadíssimo, e sempre estava com a camisa passada.

Os funcionários não passavam de 4 pessoas, mas, apesar da simplicidade do ambiente e dos que ali atendiam os fregueses, fazia gosto se sentar naquelas cadeiras altas, e ficar aguardando o sorvete solicitado, ou até mesmo um lanche bem reforçado ou um cafezinho.

A “Sorveteria Suíça” permaneceu por muitos anos naquele local, mas como o tempo muda, lógico que se ele muda, as coisas, as pessoas também vão mudando, e muitas vezes, mudam de lugar e de profissão. E assim a “Sorveteria Suíça” desapareceu do centro da cidade de Mossoró. Aliás, nunca mais funcionou em lugar nenhum.


Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com