segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MORRE EM MOSSORÓ QUEM MAIS AJUDOU NA CRIAÇÃO DA CIDADE

Por José Mendes Pereira

Lamentável! 

Morre em Mossoró aquele que mais contribuiu com a criação da cidade, dando todo auxílio aos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, da tribo Cariri, que habitaram a região até quase metade do século XVIII, o século do povoamento mossoroense, segundo Geraldo Maia em seu artigo:  http://www.blogdogemaia.com/index.php?arq=10/2010

 http://www.blogdogemaia.com

Infelizmente é triste, mas isto é a realidade, o "Rio Mossoró" findou desta forma, como mostra as fotos abaixo, dando o adeus a todos os mossoroenses e aos que visitam a nossa cidade.  

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Durante centenas de anos este rio foi aquário para peixes, garantindo a alimentação dos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, que habitavam ao redor das suas margens, hoje apenas o vemos deste jeito, sem água, e uma porção de plantas aquáticas enfeitam o seu leito seco.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Até hoje ninguém sabe quem foi o assassino do rio Mossoró, se foi a natureza ou os órgãos públicos que não fizeram nada para que ele continuasse com muita água no seu canal.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Alguns dizem que um dia aparecerá o verdadeiro assassino do rio Mossoró, e irá pagar pelo crime culposo que praticou, sem intenção de matar.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Outros mais exigentes e sem medo de falar dizem que o rio Mossoró que corta a bela cidade, foi assassinado através de crime doloso, com intenção mesmo de matar, já que ninguém procurou fazer algo em seu benefício.

É lamentável que uma cidade tão bela como é Mossoró perdeu o rio que muito a enfeitou, e que ajudou na sua criação, fornecendo água e peixes para os seus moradores.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

E agora, será que um dia os mossoroenses terão o prazer de ver o rio Mossoró ressuscitando? É preciso que a população chame a atenção dos governantes para o iminente desastre.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO RIO MOSSORÓ QUANDO ERA VIVO:

pt.wikipedia.org
www.skyscrapercity.com
paduacampos.com.br
paulomartinsblog.zip.net
Rio Apodi/Mossoró - rnemrede.com
www.skyscrapercity.com
www.kareninefernandes.com
Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (RN) - www.anotern.com.br

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com