quarta-feira, 17 de julho de 2013

O bêbado, a grosa, o galeto e a botija

Por: José Mendes Pereira

Quem não gosta de tomar umas e outras, principalmente a mais pesada de todas “a cachaça”, a Pitú, que esquenta as ideias do sujeito em menos de segundos. E ela tem uma vantagem excepcional. O sujeito vai a ingerindo, mas ela está sempre o avisando: "-Se continuar me tomando, cuidado, eu vou te derrubar!". Mas se prestarmos bem a atenção veremos que é uma das maiores tolices que o homem faz.


Geralmente aos sábados, o sujeito se banha, veste a melhor roupa que tem, calça os sapatos, cuida do cabelo, penteando-o, alisa a barba, põe dinheiro no bolso, ou mesmo intencionalmente vai fazer vales nos bares, e lá se senta ao redor de uma mesa acompanhado de alguns mui amigos, só ingerindo bebidas quentes, pensando ele que está abafando, mas na verdade não abafa em lugar nenhum.

 

Daí a pouco está bêbado, amparado ao ombro de outro, vomitando, falando alto, diz ser rico, é homem mais do que ou outros, e se um bêbado fala baixo para outro, ele diz que o sujeito está falando mal dele.

Nesse momento sua roupa já está toda suja de restos de tira-gostos, o cabelo todo arrepiado; o proprietário do bar diz-lhe que já está na hora de fechar as portas do seu bar, porque precisa ir embora, aí ele se revolta, dizendo que ainda está cedo para fechar.

Pedro Nél Pereira

Eu também já fiz isso. Bebi muito, mas repreendido pelo meu pai, fui obrigado a abandonar a bebida de uma vez por toda. Já se passaram 25 anos que eu não bebo nenhuma bebida alcoólica.

Nos anos 80 eu ainda era dependente da bebida, e certo dia eu saí de casa para receber o meu décimo quarto salário, “PASEP”. Como eu estava com intensões de gastar aquela quantia com bebidas, fiquei na minha, não contei nem a minha mulher que precisava ir ao banco para recebê-la. E se de pressa eu me arrumei, mais rápido eu cheguei à casa bancária, acompanhado de um cunhado meu, que também iria receber o seu. 

Assim que nós recebemos os valores na casa bancária  entramos em uma casa de ferragens, pois eu precisava comprar uma grosa (ferramenta que desbasta madeira), para serviços meus nas minhas astúcias.

Grosa, tipo lima - www.cavaloforte.com.br

Em seguida entramos em um mercadinho. Comprei um galeto grande e bastante congelado, mais outras mercadorias que eu não me recordo mais. A minha intensão de comprar estas coisas era no intuito de ludibriar a mulher, pois eu chegando em casa com algumas novidades, ela não iria me chamar a atenção, por ter chegado altas horas da noite.

www.sadia.com.br

Compras feitas, entramos de bares adentro, que somente eu os frequentava, e  inclusive liquidar uma pequena despesa que eu tinha ficado devendo em um dos bares.

Chegou à noite, e nós ainda permanecíamos nos bares, mas já estávamos muito  embriagados. Lá pras 11 horas, nós  caminhamos para casa, e em minhas mãos, a grosa, o galeto e as outras compras. Meu cunhado e eu nos despedimos em frente à antiga Renovadora de Pneus, pois eu ainda tinha que enfrentar uma boa caminhada. 

Assim que eu cheguei em casa fiz questão de entregar as compras à minha esposa, e caminhei em busca do quintal, na intensão de encontrar um lugar para guardar o resto do dinheiro, sendo que este eu iria gastá-lo gradativamente, isto é nos finais de semanas. Não encontrando aonde guardar a quantia enterrei-a em cova rasa, justamente para que no dia seguinte eu encontrasse um lugar adequado. O meu medo era que a mulher  vice o valor e ficasse com ele. Enterrado o restante voltei para dentro de casa. Tomei banho, fiz de conta que jantei, e em seguida fui dormir, mas bastante bêbado.


O dia seguinte eu me levantei e fui desenterrar a botija, cuja, enterrada por mim mesmo, e como ela foi mau enterrada, não a encontrei, porque a mulher ao se levantar, viu o chão banhado de cédulas. 

O que eu havia recebido da casa bancária era um total de um salário mínimo, mas como o cruzeiro estava desvalorizado, eram muitas cédulas em cruzeiros.

O galeto foi perdido, porque já estava cheirando mal, devido o tempo que eu passei com ele em minha companhia, deixando-o descongelado. Perdi toda grana, pois eu não fiz questão de resgatá-la, nas mãos dela estava mais guardada.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor.