segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MARIA BONITA TRAÍA LAMPIÃO?

Por: José Mendes Pereira

Eu não tenho autoridade para falar com firmeza sobre "Cangaço", e nem tão pouco sobre as aventuras de  Maria Bonita, mas sobre a sua dignidade de mulher honesta, parceira do rei do cangaço, não tenho dúvida, apesar de viver numa vida de horrores, Maria  preservava o seu nome, a sua honra.
  
Maria entrou para o cangaço quando se apaixonou por Lampião, e a partir daí, deixou a paixão de lado e passou a amá-lo, a respeitá-lo, a considerá-lo, como sendo o seu companheiro até a morte, como qualquer outra mulher.

Uma das justificativas que Maria Bonita não traía Lampião é: quando Cristina traiu o cangaceiro Português com Jitirana, Maria Bonita foi a primeira a dizer que ela deveria ser morta, e não o Jitirana, como havia sido marcado para morrer pelo traído, que contratou o cangaceiro Catingueira para assassiná-lo. Claro que Cristina não foi logo morta, mas dias depois foi assassinada pelos seus próprios companheiros, com ordem de Lampião, quando forjou a sua devolução a seus familiares, e que quando os cangaceiros a levavam para seus parentes, ela foi cruelmente assassinada por eles no meio do mato. 

O Dr. Ivanildo Alves da Silveira que com certeza pesquisou,  tem sua opinião, e o leitor poderá ler em "AS MULHERES QUE TRAÍRAM SEUS COMPANHEIROS", http://www.orkut.com/
CommMsgstid=5573518858067542110&cmm=624939&hl=pt-BR 

Palavras do Dr. Ivanildo


"- Essa estória de que Maria traiu Lampião eu não acredito. Creio, que trata-se de mais uma criação das lendas que envolvem o Rei do cangaço. Sobre esse fato, não existem provas robustas e contundentes sobre a veracidade do mesmo, como existiu nos demais casos de traição".

A literatura Lampiônica tem sido um dos mais  perfeitos trabalhos feito por quem saiu e continua saindo nas caatingas, nas casas dos remanescentes do cangaço, passando fome e sede, não por não ter condições financeiras, ao contrário, quem sai à procura de fatos nos cerrados, com certeza vive muito bem, mas devido as dificuldades existentes durante as suas pesquisas; no subir cerras, dercer cerras, pernoitar nas caatingas, dormir sobre os lajedos, desprovido de teto, tudo isso causa enfado, fome e sede. 

Não vamos denegrir a imagem de Maria Bonita. Deixa a nossa rainha em paz. Honesta, amada e amante de Lampião. Deixa os pesquisadores organizaram a literatura lampiônica. Não vamos criar fatos inexistentes, só pelo prazer de contrariar o que já foi registrado. Deixa Lampião morto lá na Grota de Angico, e não mais afirmar que ele escapou da chacina e morreu em outro Estado. 

Minhas Simples Histórias

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com