segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Escola Estadual Jerônimo Rosado

Por José Mendes Pereira
telescope.blog.uol.com.br

A Escola Estadual Jerônimo Rosado está localizada em Mossoró no bairro Santo Antonio, à Rua Ferreira Itajubá S/N, e foi fundada no ano de 1959, por Dinarte de Medeiros Mariz, que governou o Rio Grande do Norte entre 1956 e 1961.

Acadêmicos de matemática na recepção aos visitantes - http://pibidmatematicauern.blogspot.com.br/2013/06/salao-de-jogos-matematicos-movimentam.html

Esta escola ainda não encontrou seu nome verdadeiro, vez que já foi Instituto de Educação de Mossoró, Colégio Estadual de Mossoró, Centro Educacional Jerônimo Rosado e nos dias de hoje, é: Escola Estadual Jerônimo Rosado.

Nas últimas  seis décadas esta repartição já educou uma grande parte do povo mossoroense, inclusive pessoas de outras cidades que se matriculam nela, e é conhecida em toda região por "O Estadual", sendo de tradição. É a maior escola pública de Mossoró, com pouco mais de 20 salas de aula, e todas são grandes, com auditório, quadra de esporte, e duas rampas para ter acesso às classes.

A Escola Estadual “Jerônimo Rosado” recebeu do governo estadual uma ótima reforma, e que todos os funcionários e alunos já aguardavam este presente da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte.

 http://11bpmpmrn.blogspot.com.br/2013/10/aluno-de-16-anos-leva-tiro-na-perna-em.html

Quem estudou ou estuda nesta escola, com certeza orgulhou-se ou orgulha-se muito, por estudar em uma das mais tradicionais escolas de Mossoró, com bons mestres e responsáveis funcionários.

tribunadonorte.com.br

De 1973 a 1975 eu era estudante desta, e em 1974, houve um movimento na escola, que ela estava com as suas estruturas comprometidas, quando muitos alunos ouviram estrondos, como se toda estrutura do prédio estava desabando. E o assunto não parava pelas ruas e calçadas de Mossoró. A população já dizia: "O Estadual vai cair nesses dias".

Para confirmar possíveis desabamentos do prédio a Secretaria de Educação enviou engenheiros, e nele foi feito escavações nas bases das colunas, e o resultado dado pelos engenheiros que: "o prédio não tinha havido nenhuma modificação na sua estrutura". 

Durante este período de avaliação nas estruturas da escola, foram suspensas as aulas, e todos nós fomos provisoriamente colocados nas escolas: Cardeal Câmara, Dom Costa e na  ESAM - Escola Superior de Agricultura de Mossoró, no bairro Costa e Silva.



Revisada a estrutura da escola pelos profissionais nesta área,  e confirmado que não existia nada que fizesse o prédio dasabar, retornamos para as nossas salas de aula, mesmo temendo novos estrondos.

Posteriormente foi descoberto o que causava os estampidos no "Estadual". Alunos que não queriam que acontecessem as aulas, jogavam cadeiras das classes lá do alto, e com isso acontecia a insegurança dos funcionários e alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha n,ão diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com