segunda-feira, 28 de abril de 2014

A RUA SÃO LUIZ NO GRANDE ALTO DE SÃO MANOEL, O "BECO DA ALEGRIA".

Por José Mendes Pereira

Com exceção dos carteiros dos correios e telégrafos e dos seus moradores, se alguém pedir informação onde fica localizada  a Rua São Luiz, no grande Alto de São Manoel, poucas pessoas saberão informar onde ela está localizada. Mas se perguntarem pelo o "Beco da Alegria" neste bairro de Mossoró, de imediato será informado onde ele fica.

A Rua São Luiz nasce na Avenida Presidente Dutra, no antigo "Mercadinho União", no grande Alto de São Manoel, e é cortada pelas ruas: Avenida Rio Mossoró, Rua Deódulo Câmara, Rua José de Sousa, Rua Olinda, terminando na Rua Delmiro Rocha. Mas poucas pessoas a conhecem por este nome, mas sim, por "Beco da Alegria". 

Esta Rua São Luiz mudou o seu nome verdadeiro quando  o afamado e competente marceneiro/carpinteiro Astério Pereira da Costa, falecido na década de 70, um senhor nascido nas terras da Fazenda Duarte, veio morar nela, dando-lhe este nome de Beco da Alegria, por ser uma rua de muito movimento entre os seus moradores.

domescobar.blogspot.com

Com a entrada da abelha italiana no Rio Grande do Norte Astério dedicou-se à fabricação de cortiços, e como era um bom marceneiro/carpinteiro, foi convidado por alguns apicultores para confeccioná-los, e assim cuidou de vir morar em Mossoró, no intuito de ganhar o seu pão através das confecções de cortiços.

www.swissinfo.ch

Astério era compadre do meu pai, inclusive cunhado de dois tios meus, os quais eram casados com suas irmãs; e sendo o meu pai um pequeno apicultor, Astério confeccionou vários cortiços para ele.

Saindo das terras da fazenda Duarte, no final dos anos 50, Astério estabeleceu residência à Rua São Luiz, quase em frente à Escola Estadual Professor Manoel João, e esta rua ainda estava em formação, com poucas casas construídas. 

Sendo um homem que gostava da prosa, sem desrespeitar e sem afetar o caráter de ninguém, e como a rua São Luiz era um tanto quanto animada, divertida, porque ainda reinava a harmonia entre os seus moradores, e muito movimentada, devido alguns comércios que existiam nela, sendo seus proprietários: Cearense, Quetim, Noé e outros mais, carinhosamente Astério deu a ela este nome de "Beco da Alegria", que logo mais passou a ser chamado por todos que nela residiam,  e nos dias de hoje é muito difícil alguém a chamar de Rua São Luiz, e sim "Beco da Alegria".

É claro que este nome está apenas na mente das pessoas, e que nos registros da Prefeitura Municipal de Mossoró  ela continua sendo a Rua São Luiz, e não "Beco da Alegria". Mas mesmo residindo nela, alguns moradores não sabem a origem da mudança do nome desta Rua São Luiz para "Beco da Alegria". 


Minhas Simples Histórias


Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:



http://blogdomendesemendes.blogspot.com