quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O casamento do Nicolau no Centro de Treinamento de Mossoró

Por José Mendes Pereira

No início da década de 70, do século XX, possivelmente em 1972, através do Monsenhor Américo Vespúcio Simoneti, que era o administrador geral da Diocese de Mossoró, realizou no Centro de Treinamento uma das maiores festas de casamento, do casal Nicolau e Conceição, ambos eram colaboradores do programa "MEB - Movimento de Educação de Base",

Fonte: blogdogemaia.com 

um programa de alfabetização, principalmente criado para o homem do campo, e que fez sucesso por todas regiões de Mossoró e cidades vizinhas. No Rio Grande do Norte, o programa era transmitido pelas emissoras de rádio: Rural de Mossoró, Rural de Caicó e Rural de Natal, as quais, são patrimônios da Diocese de Mossoró.

A emissora funciona ao lado esquerdo deste edifício -  blogdetelescope.blogspot.com 

O interessante é que eu não fui convidado pelos noivos, para participar da festa do casamento, e nem tão pouco convidado pelos organizadores.

Pedro Nél Pereira e Antonia Mendes Pereira 

Mas como o meu pai, Pedro Nél Pereira, e o meu tio, Sebastião Néo Pereira, ambos eram monitores deste programa, convidaram-me para participar do jantar e do baile. Como eu não estava querendo ir só, convidei o meu cunhado Heronildes Albano de Sousa.

O ambiente estava prazeroso, e além do mais, enfeitado com flores de todas as espécies. A noiva bem vestida e ofegante, sorria com o tempo. O noivo, todo metido num terno preto, até aparentava um grande empresário mossoroense.

O jantar foi servido às portas abertas, e cada um dos convidados, pegava um prato, talher e se dirigia até as mesas, e o abastecia com todos os alimentos que desejava. Não me recordo quem animava a festa, mas se a verdade não me mente, era um conjunto da região. A cerveja e outras bebidas quentes, deixaram muita gente com um golinho a mais.

Luiz Gonzaga e Dominguinhos - só para efeito de ilustração 

Terminado o jantar, o sanfoneiro abriu o fole, da sua acordeon, e quem estava presente e sabia dançar, caiu no meio do salão, aconchegado à sua cavalheira. E a partir daí, começou uma grande festa de arromba.


Festa de arromba - http://www.youtube.com/watch?v=ACP8FN_BWAk 

O Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, que me parece que ainda não era Monsenhor, foi um dos que mais dançou, e como tinha grande afinidade com a mulherada mossoroense, não lhe faltava com quem dançar. 

Emery Costa e Miguelinho – Tibau – 1971 - http://www.azougue.org

Os radialistas da Rádio Rural Emery Costa e Every Costa, estavam presentes. Também pudera! O Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti tinha um grande respeito por estes irmãos "Costa", e não tenho dúvida, Every Costa, que já partiu, foi um grande comunicador no rádio mossoroense. E o Emery Costa, se alguém falar em rádio e comunicação, ele estará presente em todas as conversas sobre isto.

Every Costa em 1978, na  AABB – 1976 - www.azougue.org

O Monsenhor Américo pegava uma cavalheira e saía pelo salão, só no bico do sapato, e logo passava para outro cavalheiro, e geralmente, entregava-a a Emery e ao Every Costa. E eu, que nunca aprendi dançar, fiquei o tempo todo pisando os que ali balançavam os esqueletos. E lá pras altas horas da noite, Heronildes Albano  e eu resolvemos ir embora, porque nós já havíamos tomado uns goles a mais. Foi mesmo uma verdadeira festa de arromba. 

Minhas Simples Histórias 

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro. 

Fonte: 

http://minhasimpleshistorias.blogspot.com 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com