sábado, 21 de dezembro de 2013

A antiga corrente na Presidente Dutra com a Benício Filho

Por José Mendes Pereira

Na década de 50, estendendo-se até o início da década de 60, quem caminhava em Mossoró, pela Avenida Presidente Dutra com o cruzamento da Rua Benício Filho, iria encontrar uma corrente, a qual evitava que as pessoas passassem com mercadorias sem pagar impostos. 


Rua Benício Filho - http://telescope.blog.uol.com.br/arch2011-01-01_2011-01-31.html

O indivíduo que transportava farinha, feijão, milho, criações, etc..., os agentes faziam uma vistoria sobre a mercadoria que o sujeito levava, e ali mesmo, extraía uma nota com o valor do imposto a ser pago. 

 Pedro Nél Pereira

Meu pai Pedro Nél Pereira além de ser criador, também comprava criações aos vizinhos, e vinha vender em Mossoró na feira dos bichos. E para ele não pagar o imposto, passava pela Rua General Péricles, mas nela também tinha outra corrente que não era famosa, e esta era administrada pelo o senhor Mansidão Amâncio, que era casado com uma das primas do meu pai. Este homem nunca proibiu que o meu pai passasse por lar, já que ele sabia muito bem as suas dificuldades para viver. 

Herculana Maria da Conceição - Mamãnana

Lembro-me que quando o meu pai retornava levando algumas mercadorias para sua casa, ao passar pela famosa corrente, para não pagar impostos, dividia o saco em duas porções, mas ainda dizia aos agentes do governo que, cada meio saco de qualquer alimento,  era um para ele, e o outro para a minha avó Mamãnana. 


A famosa corrente foi extinta pelo o então governador do Rio Grande do Norte, Aluísio Alves, que prometeu aos mossoroenses que, se  eleito fosse ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, aquela corrente não iria mais existir em Mossoró naquele lugar, e nem em lugar nenhum.

Cruzamento da Benício Filho com a Presidente Dutra em Mossoró - Foto feita por José Mendes Pereira em 09 de Fevereiro de 2015

Um dos homens que muito colaborou pela desativação desta corrente, foi  um senhor conhecido por Elísio Vermelho, que morava na Benício Filho. Este foi muito maltratado e perseguido, devido o protesto que ele sempre fez sobre a dita corrente.

Mas felizmente Aluísio Alves foi eleito, e logo cuidou de mandar aterrar o buraco, e de imediato, a corrente foi desativada da General Péricles e da Presidente Dutra em Mossoró.

Naquelas décadas de 50 e 60, os mossoroenses pagavam impostos até de carvão. 

Minhas Simples Histórias


Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:
http://sednemmendes.blogspot.com