sexta-feira, 21 de novembro de 2014

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE DONA FRANCISCA DA SILVA TAVARES, VIÚVA DO EX-CANGACEIRO ASA BRANCA

Por José Mendes Pereira

Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares,  ex-cangaceiro Asa Branca, do bando de Lampião, que residia em Mossoró. 

Ela é a segunda esposa do cangaceiro, e é natural de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. Ela nasceu no dia 21 de Novembro de 1937, e é  filha de Máximo Batista de Araújo e de Dona Severina Guilermina Silva, ambos paraibanos. 
  

Mas o casamento do Asa Branca com dona Francisca da Silva Tavares só aconteceu  dezessete anos depois que ambos já viviam juntos.

No ano de 1954 dona Francisca já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses  sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que ora a perseguia, soube que na região havia um curandeiro, já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois um velho fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da maldita e desconhecida doença.

Com aquele contato de reza vai, reza vem, os dois apaixonaram-se. E no ano de 1955, resolveu abandonar  o seu marido, e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró. 

Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Nesse período ela tinha 17 anos, e o cangaceiro Asa Branca já passava dos 50 anos. 

Dona Francisca da Silva Tavares reside em Mossoró à Rua Epitácio Pessoa, mãe de 4 filhos do cangaceiro Asa Branca, e hoje está completando 77 anos de idade.

Parabenizo desejando muita paz e saúde a dona Francisca da Silva Tavares, que sempre me recebeu muito bem em sua residência, e nunca se negou a receber alguns amigos estudiosos do cangaço que tenho levados em sua residência, especialmente para fazer fotos e gravações pelo cineasta de Fortaleza Aderbal Nogueira - Lazer Vídeos.

Minhas simples histórias

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/11/aniversario-de-dona-francisca-da-silva.html
http://sednemmendes.blogspot.com.br/2011/06/por-jose-mendes-pereira-adryanna-karla.html

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com