terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bar dos doidos

Por: José Mendes Pereira
José Mendes Pereira

Quando se fala no antigo "Bar dos Doidos", que funcionou por pouco tempo em Mossoró, e era localizado à Rua Coronel Gurgel, com o cruzamento da Rua Felipe Camarão, muita gente pensa que lá só tinha doidos, malucos. 

Mas na verdade não existiam pessoas doentes mentais, e que os verdadeiros donos eram seu Ovídio e seu Nosim, como era chamado, ambos eram tios do comerciante Porcino Costa, e do empresário Anibal Fernandes Porto, proprietário da Anibaltec, que funciona na Rua Lopes Trovão, centro; da Loja Balanças e Complementos, situada na Avenida Alberto Maranhão, sendo também proprietário de uma filial em Natal.

Este nome, isto é "Bar dos Doidos" surgiu porque os proprietários nunca colocaram portas, e como não fechavam nem para dormirem, a própria população nomeou de "Bar dos Doidos".

Seu Nosim e seu Ovídio eu os conheci muito. Nesse tempo, na década de setenta, eu morava na Almirante Barroso, no bairro Pereiros, e sempre, à noite, quando eu vinha do Ginásio Municipal de Mossoró, eu fazia uma paradinha para merendar.

Algumas pessoas não gostavam muito do seu Ovídio, pois alegavam que ele era um pouco ignorante. Mas a sua ignorância era devido o stress, de passar a noite toda acordado, já que o prédio não tinha nenhuma porta, e eles reversavam entre si; uma noite ficava seu Nosim  responsável pelo funcionamento do bar, a noite seguinte seu Ovídio era o responsável pelo bar.

Posteriormente, os irmãos estabeleceram o serviço de bar na Avenida Presidente Dutra, ao lado da antiga Renovadora de Pneus, onde hoje funciona um posto de gasolina.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro. 

  Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citado a fonte e o autor.
 
Fonte:
 http://minhasimpleshistorias.blogspot.com 

  Autor:  
José Mendes Pereira 

  Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

  http://blogdomendesemendes.blogspot.com