sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Seu Pedro Leão e a goma laca (Verniz)

Por José Mendes Pereira

Com certeza, todas as pessoas já foram enganadas por alguém, e muitos deles, com  absurdos prejuízos, mas seu Pedro Leão, um dos comerciantes de Mossoró, que antes de ser enganado, já se preparava para uma possível enrolada, feita por um malandro qualquer.

Vendia fiado só a pessoas de 90 anos, e ainda para garantir o pagamento, acompanhado dos pais. Este era o seu slogan na entrada da porta. Não queria nada de ninguém, mas também não aceitava que alguém lhe roubasse.

Dizia ele que tudo quanto havia adquirido fora com muito trabalho. Honrava todos os seus compromissos como comerciante. E para que entregar  o seu a certos malandros, que levavam a vida de tomar dos outros? E as suas mercadorias tinham preços certo. Não estava ali para ganhar muito, muito menos para ganhar pouco ou quase nada. Tabela de preços é tabela, e na sua loja de ferragens, ele não usava dois pesos e duas medidas, só se o freguês insistisse para que ele vendesse mais barato, aí seria diferente. 

Aconteceu que certo dia um sujeito marceneiro procurou comprar goma laca (verniz) no comércio, mas não a encontrou, porque os lojistas estavam sem esta mercadoria, e só quem tinha em grande quantidade, era o seu Pedro Leão, que havia feito uma boa compra ao revendedor. E lá se foi o marceneiro até a loja do seu Pedro, para fazer compra de uns dois quilos da goma laca.

Ao chegar, o marceneiro contactou-se com o empregado do comerciante, sobre o preço e quantos quilos queria. Dito o preço, 60,00 cruzeiros, o freguês pediu que fizesse um menos, porque em outras lojas o valor que sempre pagara era 55,00 cruzeiros. Mas o balconista disse-lhe que não tinha autoridade para baixar o preço da goma laca, e que ele falasse com seu Pedro Leão, que era o dono. 

Dirigindo-se à presença do comerciante, pediu que fizesse a mercadoria por 55,00 cruzeiros, já que o preço que vigorava nas outras lojas era este. 

Sabendo que no comércio de Mossoró só quem tinha a goma laca era ele, e em grande quantidade, seu Pedro disse-lhe que não baixaria o preço. Se ele quisesse levar o produto, seria neste valor. 

Insistiu ainda o marceneiro. E como seu Pedro não baixava preços das suas mercadorias, respondeu-lhe: "- Se você quiser levar a goma laca, agora, só lhe vendo ao preço de 80,00 cruzeiros". 

O marceneiro se tivesse pago o valor de 60,00 cruzeiros, não teria comprado além do primeiro preço. E já que não encontraria a mercadoria em outro comércio, e só quem tinha o produto era seu Pedro Leão, rendeu-se, aceitando o preço por quilo a 80,00 cruzeiros.

Eu conheci muito seu Pedro Leão, e apesar das suas manias, era uma excelente pessoa.  

Minhas Simples Histórias


Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:
http://sednemmendes.blogspot.com