sábado, 4 de julho de 2015

XIQUEXIQUE

Por José Mendes Pereira

Xiquexique (Pilosocereus polygonus) é uma cactácea endêmica na vegetação de caatinga, que possui numerosos espinhos pontiagudos em suas aréolas. Vive sobre terrenos baixos ou altos, geralmente em solos rasos e pedregosos. 

Em pequenas fazendas o xiquexique é usado para a alimentação do rebanho bovino, quando não há inverno, isto é no período de seca, e os sertanejos cortam e retiram os espinhos, colocando-os em tinas para o gado matar um pouco a fome, devido a  falta de chuvas, fazendo com que o pasto não cresça, desaparecendo a clorofila.


Em anos remotos, principalmente quando a chuva não vinha, o xiquexique também servia como alimento para crianças e adultos, que eram retirados das socas, são descascados, e posteriormente assados. 

Meus irmãos e eu comemos muito xiquexique assado, não por fome, pela curiosidade de sabermos o sabor desta cactácea endêmica depois de assada.

Geralmente é cavado uma vala no chão, depois que se faz o fogo dentro da vala, coloca-se os xiquexiques descascados, e depois cobre-se com terra ou barro, isto é aproveitando a terra que foi tirada da vala, deixando uma parte descoberta, sendo que esta servirá para que o fogo não se apague. Com um bom espaço de tempo, talvez de 30 a 40 minutos, o xiquexique já estará pronto para ser consumido. 

www.panoramio.com

Ele não tem um bom sabor, mas para quem mora no campo, principalmente em terras tipos caatingas, todo tipo de fruta e outros são bem-vindos, com exceção do Juá e a uvaia (das caatingas), frutos que não têm sabor nenhum.

floresplantasecultivos.blogspot.com

Se o Juá é bastante desgostoso, sem sabor, muito mais desgostoso é a Uvaia, e sem nutrição nenhuma, e com um certo azedume. Mas para quem está com fome, o juá e a uvaia é sem dúvida um bom prato para matar um pouco a fome dos catingueiros.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com