quarta-feira, 10 de julho de 2013

Origem da lambreta

Por: José Mendes Pereira

Logo que a 2ª. Guerra Mundial terminou com enormes prejuízos, Ferdinando Innocenti resolveu enfrentar o trabalho da reconstrução de uma de suas fábricas de tubos de aço sem costura. A fábrica estava situada em Lambratte, Milão, que fora destruída no período da guerra.

Ferdinando Innocenti
 Ferdinando Innocenti 

Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país eram duas: iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e prover a população de um meio de transporte barato e seguro.

Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre e projetaram um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas: chuva, frio, neve, etc. Esse veículo foi a Lambretta.

A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de Modelo UM, e tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo 123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM rodava até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento forte de venda em uma Itália escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava montada era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés. Wikipédia

 
A lambreta podia andar sem a flandelagem - ver foto abaixo

A lambreta só chegou em Mossoró na década de 60, pois antes só usavam a moto Jawa, 

Moto Jawa - 1951

mas só quem eram donos deste maravilhoso transporte  eram os que  possuíam muito dinheiro, como:  Paulo Aires - Torneiro mecânico, Geraldo Xavier de Medeiros - proprietário da Funerária São Pedro, Ocir Guilherme - se não estou enganado vivia de venda de carros, Manoel Viana, e outros tantos que não me lembro mais dos seus nomes.

 
Vai, seu Madruga! - J. Mendes Pereira

Como eu e outros tantos não tínhamos condições de comprarmos  lambretas novas, o jeito era apanhar qualquer uma. Mas mesmo bastante usada foi  um transporte que desapareceu do mercado, mas todas elas eram máquinas potentes, moviam-se através de correntes, as quais eram dentro dos motores.

Alguns que tinham mais condições davam a melhor assistência  com porcas e frisos cromados, sempre com pneus e câmaras novos. Costumeiramente, aos domingos e feriados, uma porção de lambreteiros saía para cidades adjacentes  a Mossoró, cada um no intuito de apresentar a sua estimada lambreta.

 

Posteriormente fui proprietário de uma vespa, movimentava-se através de transmissão  outro transporte que tinha uma potência excelente, e que muito serviu para leiteiros que fazia as suas entregas nela.

 

Além destas duas apresentadas, ainda existia a vespa Xispa, também de grande potência. Que bom que a fábrica de lambretas voltasse a fabricá-la novamente. Estas motos só desapareceram do mercado de  Mossoró quando a Honda lançou o seu mais novo modelo de Moto-Honda. 

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor.