terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seu Tibúrcio Soares - Um antigo comerciante de Mossoró

Por: José Mendes Pereira
José Mendes Pereira

Tibúrcio Soares era um dos mais antigos comerciantes de Mossoró, com a sua loja estabelecida no bairro Paraíba, no cruzamento da Rua Felipe Camarão, com a Rua Tiradentes, onde nos dias de hoje, funciona a “Loja do Papai”. Era alto, não tão magro, de cor branca, prestativo, educadíssimo, e gostava de separar moedas para doar aos que lhe pediam uma ajuda.

Seu Tibúrcio Soares - foi um grande comerciante de Mossoró, e o conheci muito 

No comércio, seu Tibúrcio Soares vendia de tudo, desde cereais, bebidas em grosso e em doses, cabos para todas as ferramentas, vassouras, esteiras fabricadas com palhas da carnaubeira, alpargatas de couro cru, fumo, rapaduras, cangalhas, e mais algumas ferramentas como: enxadas, foices, machados, martelos, alicates, colheres para pedreiros, prumos, níveis, esquadros, linhas para tarrafas, cordas...

pt.dreamstime.com
 
Devido a confiança que empregava às pessoas, seu Tibúrcio fora diversas vezes roubado por  alguns dos seus fornecedores. Mas mesmo sendo ludibriado, deixava isso para lá, apenas ficava de orelhas em pés, para que isso não se repetisse. Muitos desses que lhe forneciam mercadorias, não lhe entregavam os pedidos com a quantidade comprada.

Gregório das Esteiras como era conhecido neste ramo de negócio, por só vender esteiras; sabendo que alguns dos fornecedores do seu Tibúrcio andavam faltando com a sua responsabilidade, resolveu também entrar nessa, de não entregar a sua mercadoria de acordo com o que lhe vendera. “-Se os outros andam enganando seu Tibúrcio, eu também vou lhe enganar”.

E aconteceu que na primeira tentativa de enrolar seu Tibúrcio, o Gregório foi logo pego, porque chegou em uma oficina de um dos seus amigos, para consertar uma câmara da sua carroça, e como batia muito com a língua, contou para ele que havia vendido ao seu Tibúrcio dez rolos de esteiras, cada um com 10 esteiras, mas só havia colocado no monte oito rolos. Já que ele não havia notado, iria às pressas voltar até lá, para lhe vender novamente os outros dois.

Mas o Gregório não sabia que bem próximo a ele tinha um amigo do seu Tibúrcio, que ao ouvir a conversa, montou-se em sua velha e desmoronada bicicleta, e foi contar ao comerciante.

Chegando ao comércio do seu Tibúrcio o sujeito repassou-lhe o que havia ouvido do seu fornecedor, e tomando conhecimento disto, ele o agradeceu e ficou aguardando o Gregório, que até antes, o comerciante o tinha como um homem de confiança.

Seu Tibúrcio chamou o seu ajudante, e mandou que ele contasse os rolos de esteiras que havia comprado ao Gregório, e segundo o ajudante, só tinha oito rolos de esteiras.

 

Uma hora depois, o Gregório espirrou na porta do comerciante. E ao descer da carroça, entrou e foi logo dizendo:

- Seu Tibúrcio, eu tenho dois rolos de esteiras...

- Eu sabia! - Atalhou seu Tibúrcio - Eu sabia!

O Gregório quis se espantar um pouco, perguntando-lhe:

- Seu Tibúrcio, sabia o quê?

- Eu sabia que o senhor esquecera-se de colocar os outros dois rolos de esteiras ali. Isso é que eu chamo homem de confiança. Vi que só tinha oito rolos, mas eu tinha real certeza, que o senhor voltaria para me entregar os outros dois rolos de esteiras que se esqueceu.

O Gregório não sabia que seu Tibúrcio sabia da sua desonestidade. E olhando para ele disse:

- Seu Tibúrcio, nesta minha munheca, homem nenhum há de pegar nela um dia. O que é meu é meu. Mas o que é dos outros, é dos outros. E eu não sou e nem serei capaz disto.

- Eu sei disso, seu Gregório! – Falava seu Tibúrcio. Eu sei que tem muitos dos meus fornecedores honestos. E o senhor é um deles. Mas assim do seu tipo, é muito difícil. Voltar até aqui, para me entregar dois rolos de esteiras que se esqueceu de colocar no monte, é coisa para homem honesto mesmo. - Dizia seu Tibúrcio incentivando-o a ser honesto.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Autor:
José Mendes Pereira

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou bisneto de Tibúrcio Soares e moro hoje em Natal repassei para os demais parentes que tenho contato e gostaria de agradecer enaltecer por enaltecer a memória daquele que foi para nós sinônimo de honestidade, dignidade e responsabilidade.
Lúcio Flávio Soares de Souza.

Mendes e Mendes disse...

Obrigado amigo Lúcio Flávio, por você visitar a minha humilde página sobre os nossos mossoroenses. Seu avô ficou mesmo no esquecimento pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Conheci muito seu Tibúrcio Soares, e até prosava comigo. Era gente fina!
Obrigado também por você indicar a minha página aos seus parentes.

Por onde anda o Dorian Soares? Estudei com ele, e se não me engano foi na União Caixeiral.

Procurei no cemitério o túmulo de seu Tibúrcio, na finalidade de pegar a foto, mas não encontrei o túmulo.

Abraço.

José Mendes Pereira.

Mendes e Mendes disse...

Muito obrigado Lúcio Flávio Soares de Souza, por você ter passado pelo meu blog, e indicou-o aos seus familiares.

Tenho colocado na minha página muitos mossoroenses que ficaram no esquecimento da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Por onda anda o Dorian Soares, que possivelmente é o seu primo?

Conheci muito seu Tibúrcio Soares. Não consegui a foto dele no cemitério em seu túmulo, poia não o encontrei.
Abraço. José Mendes Pereira

Anônimo disse...

Bom saber que meu bisavô usava sua inteligência para motivar a honestidade dos outros.
Adorei a história!
Obrigada!
Juliana Soares

José Mendes Pereira disse...

Obrigado Juliana Soares, pela sua generosa visita ao meu humilde blog.

Sempre ao seu inteiro dispor.

José Mendes Pereira, administrador dos blogs: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

José Mendes Pereira disse...

Quem tiver fotos do seu Tibúrcio Soares, envie-me, pois gostaria muito de inseri-la neste humilde trabalho.

Meus e-mails sâo: josemendesp58@hotmail.com
josemendesp58@gmail.com

Fico agradecido pelo o envio da foto do seu Tibúrcio.

José Mendes Pereira
Mossoró - Terra de Santa Luzia
Rio Grande do Norte.