domingo, 15 de setembro de 2013

Deoclides Vieira de Sá - um dos mais antigos comerciantes de Mossoró

Por: José Mendes Pereira

Pesquisando a vida de alguns mossoroenses, mas mesmo não sendo mossoense, encontrei no site www.azougue.org, a foto de um homem que muito colaborou com o desenvolvimento de Mossoró, o senhor Deoclides Vieira de Sá.

Era paraibano de Uiraúna, nascido a 04 de Agosto de 1889, mas radicado em Mossoró desde o ano de 1914, quando aqui chegou. Mossoró por título de cidadania concedido pela Câmara Municipal em 1977. Comerciante e empresário. Em 1918 casou-se com dona Cecília Caldas Duarte e aqui nasceram seus filhos. Seu Deoclides era comerciante de estivas e cereais desde o ano de 1916. Foi presidente da Associação Comercial em 1935. Membro da Comissão Fiscal da Liga Operária da União de Artistas e da União Caixeiral. Diretor do Banco Mossoró na gestão Henrique Lima. Sócio fundador do Clube Ipiranga e da ACDP.

Lembro bem deste senhor, à esquerda, Deoclides Vieira de Sá, comerciante da Rua Coronel Gurgel, e segundo a jornalista Lúcia Rocha ele vendia de tudo. 

http://www.azougue.org/conteudo/dobumba227.htm

Era um senhor tranquilo, paciente, sorridente, e pela manhã, sempre estava na porta do seu escritório, recebendo das pessoas que passavam em sua calçada, e o cumprimentavam com  as seguintes palavras: 

- Bom dia, seu Deoclides! 

E outro:

- Como vai o senhor, seu Deoclides?!

- Está bem de saúde, seu Deoclides?

Ele ali, geralmente em pé, de braços cruzados, na entrada da porta do seu comércio, tinha o maior prazer de responder a quem isto lhe dizia:

- Bom dia, amigo! Tudo bem na graça de Deus!


Este é Deocleciano Vieira de Sá - 50 anos de comércio – 1966, irmão do Deoclides Vieira de Sá - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba32.htm

LEIAM O QUE FALOU A JORNALISTA LÚCIA ROCHA SOBRE DEOCLIDES VIEIRA DE SÁ:


José Mendes Pereira, faz tempinho que li a biografia dele, lembro que é paraibano, nasceu bem na divisa com o RN, foi seminarista em Fortaleza, até contar ao pai que não tinha vocação para o sacerdote. Foi lecionar, veio para Mossoró, onde passou a trabalhar com comércio, montou seu negócio próprio na Cel. Gurgel, vendia de tudo e seu filho único homem, Antônio foi comercializar sal e faleceu jovem, antes dos 60. 

Seu Deoclides valorizava demais os estudos e encaminhou bem suas filhas, gostava de receber amigos em sua casa na mesma rua da loja, ao som de piano tocado pelas filhas, duas sobrevivem, moram na mesma casa e mantém o Instituto Alvorada. Estudei com um neto que tinha o nome do avô, faleceu muito jovem há uns três anos. 

Uma pessoa que admira bastante a figura do avô é Herbert Vieira, da Cimsal Indústria Salineira, quando a gente se encontra dois assuntos não faltam: seu Deoclides e o ex-prefeito de Mossoró, médico Paulo Fernandes, filho de Rodolfo Fernandes.

Lúcia Rocha - jornalista

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

A diretora da Escola Municipal Nono Rosado informou-me na sua página no facebook, que encontrou no conjunto Abolição I, uma rua com o nome de Deoclides Vieira de Sá. Veja o que ela escreveu:

Escrito por Madalena Rodrigues: Encontrei a Rua Deoclides Viera de Sá, no Abolição I - CEP: 59614-485.
Obrigado, Madalena! Ainda bem!