sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Restos mortais do cangaceiro Jesuíno Brilhante não foram entregues aos Patuenses

Por José Mendes Pereira

Jesuíno Alves de Melo Calado era o famoso cangaceiro Jesuíno Brilhante, tendo nascido no ano de 1844, no sítio Tuiuiú, no município de Patu, no Estado do Rio Grande do Norte, e era filho de José Alves de Melo Calado e D. Alexandrina Brilhante de Alencar.

Em dezembro de 1879, na região das Águas do Riacho de Porcos, Brejos da Cruz, na Paraíba, Jesuíno Brilhante foi atingido no braço e no peito, sendo levado por seus amigos. Mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no lugar chamado "Palha", tendo sido  enterrado onde morreu. 

Os restos mortais do cangaceiro Jesuíno Brilhante saíram de lá, e vieram desnecessariamente para Mossoró

Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro 

No ano de 1883, o Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, que era médico em Mossoró, visitou o túmulo do cangaceiro, e trouxe para cá os seus restos mortais, abrigando-os em sua residência.

Após sua morte, em 22 de junho de 1922, os restos mortais  de Jesuíno Brilhante foram levados para o Grupo Escolar "30 de Setembro". No ano de 1924, eles foram transferidos para a Escola Normal. E tenho informação que, posteriormente eles foram transferidos para o Rio de Janeiro, para estudos, e ninguém teve mais informações sobre os mesmos

Por que o Dr. Almeida Castro meteu a sua colher na ossada do cangaceiro, se ele não era perito nisto? 

O Dr. Almeida Castro nascera em Maranguape-Ce, e era médico em Mossoró, mas não era perito, legista ou outra coisa semelhante, em relação à estudos em ossadas, restando apenas o prejuízo para a cidade de Patu, que sem merecer, perdeu um pouco da sua história, quando os restos mortais do cangaceiro deveriam ter sido entregues à população patuense. Se ainda existem por aí, ninguém sabe.

Minhas simples histórias


Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

Nenhum comentário: