sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Renato de Araújo Costa

Por: José Mendes Pereira
Renato de Araújo Costa - jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
 
Na década de 50 e 60, do século passado, Renato de Araújo Costa era um dos maiores empresários de Mossoró. No ano de 1950, juntamente com alguns empresários, Renato Costa fundou a Rádio Difusora de Mossoró, que funcionou por muitos anos no prédio do Cine Caiçara.

 
http://www.azougue.org/conteudo/mossoro_meu_xodo10.htm

Posteriormente, no início da década de 70, os sócios resolveram vender o prefixo desta emissora para um grupo de políticos, tendo como presidente do partido, o ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte, o famoso cigano feiticeiro, o Aluísio Alves.

Aluísio Alves

Mas além da Rádio, no mesmo ano, Renato Costa também inaugurou em Mossoró, o cine Caiçara, localizado à Rua Alfredo Fernandes - centro, onde funcionava o cinema.

Neste mesmo prédio, funcionava a Editora Comercial, uma tipografia que prestava os seus serviços ao comércio, indústria, e além do mais, fazia as impressões dos livros da Coleção Mossoroense.

Com o passar dos tempos, Renato fundou o Cine Jandaia, localizado à Avenida Alberto Maranhão, além do Cine Miramar, que funcionava na cidade de Areia Branca, à Rua Cel Fausto, prédio de propriedade de Renato Costa. Fui um dos seus empregados nos anos 60 e 70, prestando os meus serviços à Editora Comercial, como chapista, e posteriormente como linotipista.

Renato Costa como era chamado, muito sabia respeitar os seus operários, e que durante todo período em que eu trabalhei naquela empresa, nunca vi ele reclamar um empregado. Quando alguém fazia algo errado na sua empresa, ele apenas dizia: "- Veja se acerta na próxima vez". Nunca foi homem agressivo com nenhum de nós. Renato de Araújo Costa não mandava, pedia por favor. 

Renato Costa é premiado com um enorme prejuízo

No início dos anos 70, já não gostando da vida monótona que levava em Mossoró, Renato Costa resolveu ir morar na capital do Estado - Natal, deixando as suas empresas no comando dos três sócios 

Dr. Paulo Gutemberg de Noronha Costa - Foto do acervo da Florina Escóssia

Paulo Gutemberg de Noronha Costa, seu irmão, que encarregara-se dos três cinemas: Caiçara, Jandaia e Miramar de Areia Branca. José Genildo de Miranda, passou a administrar a Rádio Difusora de Mossoró. E Milton Nogueira do Monte ficou gerenciando a Editora Comercial S/A.

Ciente de que não mais precisava da sua mansão na praia de Tibau-Rn, já que em Natal também tem praia, Renato Costa decidiu desfazer da mansão, vendendo-a por Cr$ 25.000,000 (Vinte e Cinco Milhões de Cruzeiros). 

Naquela época era muito difícil serviços bancários, principalmente para se fazer transferências de dinheiro.  Não querendo tentar este meio, numa madrugada bem cedo, Renato Costa pegou o ônibus, conhecido como pinga pinga, abalando-se  para Natal. E ao descer no terminal rodoviário, no bairro Ribeira, não encontrou a sua pasta com o montante de dinheiro. 

A porta do ônibus foi atravancada, aguardando a polícia, que fora chamada para corrigir os passageiros. Mas, infelizmente, quem pegou a pasta, descera muito antes de chegar à capital. O ônibus era pinga pinga. De momento a momento, em todas os lugares que ele passava, sempre desciam passageiros. Mansão vendida, dinheiro roubado. 

Renato Costa faleceu no ano de 1976. A causa: "infarto".

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.
 
Fonte:
 http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

  Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

  http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: