sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

'A humildade faz mais histórias do que a arrogância"

Por José Mendes Pereira


Existem pessoas que são importantes e não só importantes como importantíssimas, que não fazem nada para ninguém e nem por ninguém. Mas existem pessoas que na vida social, mesmo sendo muito importantes, são humildes, educadas, prestativas, e não se negam ajudar as pessoas sem olhar a quem.


Baia - foto do facebook - página da Fátima Trindade, sua esposa

Quando o Dr. Dix-Huit Rosado era Senador da República, certa feita, Baia, que foi candidato por algumas vezes a vereador de Mossoró, chegando a suplente, e eu, fomos até à Fazenda Barrinha, de propriedade de Dona Chiquinha Duarte, sendo que ela era tia do Baia. 

Dona Chiquinha Duarte - a primeira mulher a dirigir automóvel em Mossoró

O transporte que nos levava era um jeep 51, e não muito acabado, mas com certos problemas. Ao retornarmos da Fazenda, entramos na BR 304, e bem próximo à ponte do rio Angicos, infelizmente o jeep quebrou, deixando-nos sem condições de consertá-lo. 


E ali, ficamos aguardando alguém conhecido que pudesse vir à Mossoró, e levar um mecânico para tentar consertá-lo.

O mais interessante é que na BR, vinha um enorme carro preto, de luxo, em direção à Mossoró, e até aparentava carro oficial. E ao observar que o jeep estava quebrado, porque nós havíamos colocado o triângulo em uma certa distância, isto para chamar a atenção de quem vinha na BR, o condutor do veículo diminuiu a velocidade do seu carro, e lentamente, foi o parando, até que o levou ao acostamento, e em seguida, desceu, e veio em nossa direção. Mas nós não esperávamos que quem vinha dirigindo aquele carro, era o ex-prefeito de Mossoró, o ex-médico Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, que no momento era senador da República, e de grande influência política em todo Estado do Rio Grande do Norte, e principalmente em Mossoró.

Dix-huit Rosado, a esposa Naide Medeiros  e a primeira filha Liana Maria - www.defato.com

Vamos fugir um pouquinho da nossa história, mas logo voltaremos.

Este último nome (Maia), Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado não mais usava, porque quando o Dr. Tarcísio Maia foi nomeado a governador do Rio Grande do Norte, 

Tarcísio Maia - ex-governador do Rio Grande do Norte

Dix-huit Rosado o apoiou, e o acordo foi feito que, ao término do seu mandato, Tarcísio Maia o apoiaria para governador do Estado. Mas, em vez de colocá-lo no governo do Rio Grande do Norte, Dr.Tarcísio Maia apoiou 

Lavoisier Maia - ex-governador do Rio Grande do Norte

o Dr. Lavoisier Maia para substitui-lo. Mas não ficou só aí, e assim que o governo do Dr. Lavoisier Maia terminou, Dr. Dix-huit Rosado não foi apoiado por nenhum dos dois, levaram o nome de

José Agripino Maia  - ex-governador do Rio Grande do Norte

José Agripino Maia às urnas, sendo este filho do Tarcísio Maia, tendo sido eleito pelo o povo, com uma grande maioria de votos válidos. E a partir daí, surgiu a grande rixa entre os primos (Maias), fazendo com que Dr. Dix-huit Rosado evitasse de qualquer forma, usar em documentos o sobre nome (Maia).

Voltamos à nossa história.

Assim que o senador Dix-huit  Rosado desceu do carrão, perguntou-nos:

- O que está acontecendo, o carro quebrou?

- Quebrou sim senhor! – respondeu-lhe o Baia.

- Vamos rebocá-lo até Mossoró – Disse ele já perguntando se tinha cordas para o reboque.

- Tenho Dr. Dix-huit, mas não é necessário. Nós vamos aguardar um conhecido, e mandaremos o recado para o meu mecânico vir com o seu carro para rebocá-lo. – Disse-lhe o Baia.

- Mas por quê? Eu não posso ser o homem que possa rebocá-lo?

- Doutor Dix-huit Rosado, não se preocupe. Não quero lhe dar um trabalhão deste.

- Vamos levá-lo agora! Pega a corda para amarrá-lo no meu carro.

- Mas é muito incômodo para o senhor, Doutor..., um senador rebocando um jeep.

- No Congresso Nacional eu sou Senador, mas aqui na estrada, eu sou um motorista como qualquer outro. - Disse ele.


Doutor Dix-huit Rosado colocou o seu carrão na frente do jeep, amarramos a corda em ambos, ocupamos o jeep, e ele partiu até a antiga loja "Almeida Aires", para que o jeep fosse reparado. E lá, ele ainda disse ao proprietário, que mandasse as despesas para sua residência, e que me parece que neste tempo, ele residia no Palace Hotel de Mossoró.

Com este acontecimento, deduzi que: "A humildade faz mais histórias do que a arrogância".

Minhas Simples Histórias 
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro. 

Fonte: 
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com 

Autor: 
José Mendes Pereira 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo: 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: