segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mossoró e as enchentes do rio Mossoró

Por José Mendes Pereira

A cidade de Mossoró está situada no Alto Oeste Potiguar, no Estado do Rio Grande do Norte, que antes era conhecida como a terra do sal, apesar que a maior parte das salinas está localizada na região de Areia Branca, uma cidade distante dela a 51 quilômetros.

Em décadas já muito distantes, Mossoró tentava resolver o problema  das enchentes,  as quais deixavam uma grande parte das ruas alagada, afetando o centro da cidade, Pereiros, Barrocas, Paredões, Papouco, e principalmente a Rua Benício Filho, na chamada Ilha de Santa Luzia, localizada no grande Alto de São Manoel, que formavam um rio enquanto as águas permaneciam fora do leito.

Nelson Chaves, Naide, Dix-huit Rosado e Titico Maia - 1995 - www.azougue.org

Mas na segunda administração Municipal de Mossoró, do então Prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado, o problema não foi resolvido total, mas ele colocou 


máquinas escavadoras para aumentar a profundidade do leito do rio, fazendo a dicotomização do rio Mossoró. Esta iniciativa do prefeito, muito serviu, vez que nos dias de hoje, são poucas casas que ainda lidar com o antigo problema. 

Enchentes no ocasionadas no Rio Mossoró - poluicaodosrecursoshidricos.blogspot.com

É óbvio que os investimentos para amenizar este problema nos bairros afetados pelas enchentes, foram assustadores, mas valeu o que o então prefeito fez, diminuindo o sofrimento de muitos que saíam das suas casas para permaneceram durante as enchentes em repartições públicas, como por exemplos: Escolas, Ginásios, casas de parentes e outros mais.

Minhas Simples Histórias
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.
Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com
Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: