segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MORRE EM MOSSORÓ QUEM MAIS AJUDOU NA CRIAÇÃO DA CIDADE

Por José Mendes Pereira

Lamentável! 

Morre em Mossoró aquele que mais contribuiu com a criação da cidade, dando todo auxílio aos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, da tribo Cariri, que habitaram a região até quase metade do século XVIII, o século do povoamento mossoroense, segundo Geraldo Maia em seu artigo:  http://www.blogdogemaia.com/index.php?arq=10/2010

 http://www.blogdogemaia.com

Infelizmente é triste, mas isto é a realidade, o "Rio Mossoró" findou desta forma, como mostra as fotos abaixo, dando o adeus a todos os mossoroenses e aos que visitam a nossa cidade.  

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Durante centenas de anos este rio foi aquário para peixes, garantindo a alimentação dos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, que habitavam ao redor das suas margens, hoje apenas o vemos deste jeito, sem água, e uma porção de plantas aquáticas enfeitam o seu leito seco.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Até hoje ninguém sabe quem foi o assassino do rio Mossoró, se foi a natureza ou os órgãos públicos que não fizeram nada para que ele continuasse com muita água no seu canal.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Alguns dizem que um dia aparecerá o verdadeiro assassino do rio Mossoró, e irá pagar pelo crime culposo que praticou, sem intenção de matar.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

Outros mais exigentes e sem medo de falar dizem que o rio Mossoró que corta a bela cidade, foi assassinado através de crime doloso, com intenção mesmo de matar, já que ninguém procurou fazer algo em seu benefício.

É lamentável que uma cidade tão bela como é Mossoró perdeu o rio que muito a enfeitou, e que ajudou na sua criação, fornecendo água e peixes para os seus moradores.

Foto do acervo de José Mendes Pereira - data da foto: 10-11-2014

E agora, será que um dia os mossoroenses terão o prazer de ver o rio Mossoró ressuscitando? É preciso que a população chame a atenção dos governantes para o iminente desastre.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO RIO MOSSORÓ QUANDO ERA VIVO:

pt.wikipedia.org
www.skyscrapercity.com
paduacampos.com.br
paulomartinsblog.zip.net
Rio Apodi/Mossoró - rnemrede.com
www.skyscrapercity.com
www.kareninefernandes.com
Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (RN) - www.anotern.com.br

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Mendes, olhando a diferença das fotos, do passado para o presente, até os mossoroenses que já morreram choram. QUE BELO ERA O RIO DE VOCÊS!
Antonio Oliveira - Serrinha

Anônimo disse...

Olá amigo Mendes, confesso a você que fiquei muito infeliz ao ler esta reportagem publicada por ti.O Rio Mossoró,com certeza cumpriu desempenhando com muita honra sua função determinada por Deus, isto foi até esgotar seus últimos recursos,mas em fim;vencido,o"Mártir tombou sem vida".E agora o que fazer para recuperá-lo? Amigo Mendes, pelas fotos dá para se observar neste rio quando em pleno vigor,que apresentava refletido em seu leito cristalino de águas límpidas, o retrato do céu azul que cobria a sua querida Mossoró,como se fosse o manto cor de anil da Virgem Maria Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, protegendo a cidade. Amigo Mendes eu li em um versículo da Bíblia que no momento não me lembro mas: dizia assim: DEUS REVIVERÁ E TRANSFORMARÁ O QUE PASSOU.Isso basta para aliviar e dar esperanças a nós de ver um dia tudo de bom que fora um dia destruído.

Cabo Jorge "Saudações Militares"

José Mendes Pereira disse...

É verdade, Antonio José de Oliveira! Que lindo era nosso rio... hoje está assim. Quem é o responsável por isso??????????????????????????????????