sábado, 14 de março de 2015

LEMBRANÇA BOA, MAS CHAMÁVAMOS DE PAI-DAQUI. VOCÊ SABE O PORQUÊ, JOSÉ MENDES?

Por Madalena Rodrigues

Madalena, vou lhe contar como os nossos avós ganharam o apelido de Papai-daqui e Mamãe-daqui. Outros netos chamavam-nos de Pai-daqui e Mãe-daqui.

Manoel Mendes da Câmara - meu avô materno

Mas veja: 

Quando os nossos pais estavam no Exército em Natal, que nós ainda não éramos nascidos, mas os nossos avós já tinham os netos mais velhos, que eram meus irmãos Nilton Mendes e Chico Mendes. 

Como papai morava em Natal, e quando um deles contava uma história se referindo a pai, minha mãe perguntava: "-Qual o pai, Papai-daqui ou Papai de Natal? 

Se fosse o nosso avô, ele respondia: "-Papai-daqui". (Eles chamavam o meu avô de papai). E se fosse se referindo ao meu pai, ele respondia: "-Papai lá de Natal". 

E assim foi criado o apelido do nosso avô (Papai-daqui), que era Manoel Mendes da Câmara, e também foi repassado para nossa avó (Mamãe-daqui), que era Apolinária Maria da Conceição.

Os filhos de Padrinho Antonio Mendes, o Hozano e Hozanete, antigamente quando eles moravam no Carmo e eram pequenos, chamavam-nos de Papai-do-banco e Mamãe-do-chão. 

Acho que este apelido surgiu assim: 

Papai-daqui vivia sentado em um banco feito de aroeira, e Mamãe-daqui gostava mais de se sentar sobre o chão.

Mas depois eles esqueceram este apelido e passaram a chamá-los assim, como nós os chamávamos, e acredito que foi logo quando vocês chegaram em Mossoró, e foram morar perto deles, na Epitácio Pessoa, e com a convivência, eles nos acompanharam como sendo: Papai-daqui e Mamãe-daqui.

Sobre o riacho Eliza, em homenagem a tia Eliza eu ouvi falar muito sobre ele, mas eu não tenho lembrança aonde era, porque você sabe, nós morávamos no sítio Mururé, e eu ainda era muito pequeno, não tinha contato com o pessoal do Carmo. Eu ouvi falar muito, mas não o conheço. Claro que era um riacho, e se era, não desapareceu de lá. Parece que ele ficava perto, isto é, não tão perto, da casa de Seu Zuca, seu avô.

Veja bem, eu não conhecia a origem do riacho se chamar Eliza. Ouvi falar muito, mas a origem eu não sabia. Obrigado. E eu gostaria muito de saber o local deste riacho.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: