terça-feira, 4 de agosto de 2015

JOÃO SANTOS FUNDADOR DO GRUPO "JOÃO SANTOS"

Por José Mendes Pereira
João Santos - www.onordeste.com

O industrial João Pereira dos Santos (João Santos) nasceu no dia 26 de outubro de 1907, em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, e era conterrâneo de Virgolino Ferreira da Silva, o famoso sanguinário capitão Lampião.

Maria Bonita e Lampião

Foi um industrial e economista brasileiro, e é chamado por seus pares de “empreendedor destemido”. Ele foi o principal fundador do Grupo Industrial "João Santos", produtor do Cimento Nassau, e considerado um dos três mais importantes conglomerados do Nordeste, ao lado da Organização Odebrecht e do Grupo Queiroz Galvão.

 
Coronel Delmiro Gouveia

Em 1909, já era órfão de pai, todos os bens da família são destruídos ou ocupados. No ano de 1915 João Santos conhece o famoso industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia lá da Pedra e, já com oito anos, começa a trabalhar na seção de etiquetas da Fábrica de Linhas da Pedra. Mas a sua amizade com o coronel Delmiro Gouveia dura pouco, porque o coronel foi assassinado no dia 10 de outubro de 1917, em Pedra, no Estado de Alagoas, nos dias de hoje, é Coronel Delmiro Gouveia.

Em 1924, conclui o curso paroquial e já começa a trabalhar no escritório da Great Western, concessionária inglesa das linhas de ferro de Pernambuco.

No ano de 1930, torna-se bacharel em Ciências Econômicas na então Faculdade de Comércio de Pernambuco.

Em 1934, casa-se com Maria Regueira dos Santos.

Ainda no ano de 1934, em sociedade com Adriano Ferreira, dá um primeiro grande passo como empresário: compra a usina de açúcar Sant'Ana de Aguiar, em Goiana (PE), da qual detinha 35% das ações.

No ano de 1935, João Santos e Adriano Ferreira compram a Usina Santa Tereza, após terem vendido a usina Sant'Ana de Aguiar, e em 1951, cria a fábrica de Cimento Nassau, sendo que na década de 60, abre uma na cidade Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

https://www.youtube.com/watch?v=VZsxGIikaW0

Em 1972 o Grupo entrou no mercado de celulose e papel com a aquisição da Companhia Indústrias Brasileiras Portela (hoje Cepasa). Posteriormente, adquiriu Itapagé S/A - Celulose, Papéis e Artefatos, localizada no município de Coelho Neto, no estado do Maranhão.

Barão Andrelino Pereira da Silva

Em 2007 completa 100 anos de idade, e em 16 de abril de 2009 falece em Recife-PE, aos 101 anos de parada cardíaca. João Santos foi o mais importante membro da família Pereira, depois do Barão do Pajeú, seu tio avô, Andrelino Pereira da Silva, descendente do fidalgo José Carlos Rodrigues e Ana Joana Pereira da Cunha integrantes da Casa da Torre de Garcia d'Avila.

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Não posso afirmar com toda segurança, mas se o barão do Pajeú Andrelino Pereira da Silva era tio/avô de João Pereira dos Santos (João Santos), proprietário da Fábrica de Cimento Nassau, é quase certo que o empresário era primo de segundo grau dos cangaceiros Sinhô Pereira e Luiz Padre, porque o barão do Pajeú era também tio/avô dos citados.
  
Fonte de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário: